Acidente ocular: o que fazer?

O que pode ser tremor no olho e nas pálpebras?
Tremor no olho e na pálpebra
22 de abril de 2020
coçar os olhos é um mau hábito!
Coçar os olhos faz mal?
13 de maio de 2020
Acidente ocular? Não espere para buscar ajuda

O que caracteriza um acidente ocular?

Um acidente ocular pode acontecer em diversas circunstâncias.

Quando seus olhos entram em contato com substâncias químicas ou sofrem com traumas e pancadas, podemos chamar esse episódio de acidente ocular. Um acidente desta natureza acontece quando algo que não deveria estar em contato com os olhos causa dores, desconforto e em casos extremos, prejuízos para a visão.

Também é comum que aconteçam acidentes oculares envolvendo corpos estranhos. Quando isso acontece, costumamos dizer que “caiu um cisco” nos nossos olhos, entretanto, o problema pode ser mais grave do que imaginamos.

Como exemplo, existe o caso de acidentes com respingo de solda. Este tipo de resíduo, ao entrar em contato com os olhos, pode causar desconforto intenso e constante, necessitando de ajuda profissional para que seja feita a remoção.

Este e outros acidentes de trabalho são mais frequentes do que gostaríamos, por isso a necessidade de disponibilização e utilização de EPIs para a proteção ocular.

Além disso, é importante mencionar os acidentes oculares com crianças. Especialmente em um momento em que estamos permanecendo em casa com os pequenos, devido à pandemia global de coronavírus.

Por isso, é primordial deixar produtos de limpeza longe do alcance das crianças, cabos de panelas voltados para a parte interna do fogão e supervisionar as brincadeiras dos pequenos. Para eles, qualquer objeto (especialmente os pontiagudos) podem representar um risco eminente aos olhos.

O que se deve fazer quando um acidente ocular acontece?

Caso esteja usando lentes de contato, é preciso removê-las, mas antes do tudo, lembre-se de não pôr a mão suja no olho e não coçar ou comprimir o local. Isso pode piorar bastante as coisas!

O indicado é buscar atendimento oftalmológico de urgência caso sinta dor, vermelhidão, perda de visão ou qualquer desconforto ocular após traumas e pancadas.

Em caso de contato com corpo estranho ou substâncias químicas, é necessário lavar o local com água abundante e corrente. Ainda assim, busque por ajuda oftalmológica e não espere até que o quadro piore, pois sua visão pode estar em jogo.

Aqui no Instituto de Olhos Marques, possuímos estrutura completa para atender casso emergenciais como estes. Precisou de oftalmologista em Bauru ou região? Entre em contato conosco!