Afinal, as doenças oculares são hereditárias?

Como o hipertireoidismo pode afetar sua visão?
Hipertireoidismo e a visão
23 de janeiro de 2019
Deficiência visual: causas e consequências
6 de fevereiro de 2019

Diferente das doenças genéticas onde ocorre um “erro” nos genes decorrentes de diversos fatores como radiação, má alimentação ou estresse, as doenças hereditárias são heranças genéticas transmitidas entre gerações. O daltonismo, diabetes e hipertensão arterial são exemplos de algumas das doenças hereditárias mais comuns.

Estima-se que existam por volta de quatro mil tipos de doenças hereditárias e cerca de um terço delas afetam os olhos de alguma forma. Assim como grande parte das demais, as doenças visuais hereditárias possuem mais chances de tratamento e algumas até de cura, caso detectadas com antecedência.

Algumas delas são:

Daltonismo: deficiência onde o indivíduo não consegue distinguir ou reconhecer determinadas cores;

Glaucoma congênito: doença ocular infantil causada pela pressão interna do olho do bebê que causa lacrimejamento e fotofobia;

Catarata congênita: infecções durante a gestação podem fazer com que o bebê nasça com a malformação do cristalino;

Retinose pigmentar: a retina do olho é afetada, dificultando a visão periférica, central e noturna, assim como a perda da identificação das cores;

Miopia: condição onde os objetos distantes aparecem embaçados.

Portanto, converse com seus familiares mais próximos e procure estar sempre informado em relação ao histórico de doenças hereditárias presentes em sua família, pois essas informações podem facilitar o diagnóstico do profissional de saúde e aumentar as possibilidades de tratamento. Consulte sempre um médico de sua confiança e se possível apresente a ele seu histórico familiar para dar início as prevenções.

Por isso, é importante estar em dia com os exames e consultas médicas, assim como estar atento a sintomas incomuns que exijam cautela. A atenção com bebês e crianças é redobrada em caso de doenças hereditárias, pois, como já dito acima, o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de tratamento e cura.

Precisou de serviços e consultas oftalmológicas em Bauru? Entre em contato conosco. A equipe de médicos e enfermeiras do Instituto de Olhos Marques está pronta para receber você!