Quais os alimentos aliados na saúde dos olhos?

Cirurgia refrativa pode ser uma alternativa para abandonar os óculos
Como funciona a cirurgia refrativa?
7 de junho de 2019
Você conhece a síndrome do olho seco?
19 de junho de 2019
Alguns alimentos são excelentes para a saúde ocular.

Você sabia que até mesmo os olhos são afetados positivamente quando consumimos determinados alimentos?

Por isso, combinar uma rotina de exercícios físicos, cultivar hábitos saudáveis e manter uma alimentação equilibrada é ideal para garantir maior qualidade de vida.

Certamente, uma alimentação equilibrada significa o consumo de alimentos ricos em proteínas, minerais e vitaminas necessárias para manter nosso corpo saudável.

Pra te ajudar nessa missão, existem diversos alimentos que beneficiam os olhos e auxiliam em seu funcionamento. Você sabe quais são? A gente te conta!

Alimentos ricos em vitaminas importantes para os olhos:

A vitamina A está no mamão papaya, abóbora, manga, espinafre, batata-doce, ovo, laranja, brócolis, cenoura, entre outros alimentos.

Inclusive, é importante lembrar que a deficiência dessa vitamina no organismo pode causar dificuldade em enxergar em locais escuros.

Enquanto isso, a vitamina C funciona como antioxidante previne o envelhecimento do corpo e do cristalino, além de retardar a catarata e auxiliar no combate contra o DMRI.

Esse tipo de vitamina pode ser encontrada na acerola, goiaba, pimentão, morango, abacaxi, couve, entre outros.

Precisa de oxidantes? A vitamina E combinada com outras vitaminas também é uma aliada no combate da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Ela está presente no amendoim, semente de girassol, azeite, kiwi, pepino, castanha-do-pará e amêndoas.

Já o zinco atuando como um mineral cicatrizante encontra-se no grão de bico, ervilha, fígado, cereais integrais, castanha de caju, ameixa, agrião, beterraba, entre outros.

Os ácidos graxos e o Ômega-3 auxiliam no funcionamento da retina.

Esses componentes estão em alimentos como: chia, sardinha, atum, linhaça e algas marinhas.

Finalmente, a luteína auxilia na prevenção de doenças oculares e a zeaxantina age como fotoprotetora durante a exposição à luz, ambas atuam no combate dos radicais livres.

Elas estão na nectarina, pêssego, brócolis, couve de bruxelas, repolho, milho rúcula e espinafre.

Portanto, são inúmeros os alimentos que possuem substâncias nutritivas e saudáveis.

Assim, se combinados entre si e somando uma rotina leve e saudável, proporcionam corpo e mente saudáveis, além de maior qualidade de vida.

Por isso, lembre-se de manter uma dieta saudável e adequada para um melhor funcionamento do seu corpo e consequentemente, dos seus olhos.

Caso não esteja conseguindo seguir a rotina sem ajuda profissional, é interessante manter acompanhamento médico com um nutricionista.

Precisou de atendimento oftalmológico em Bauru? Entre em contato conosco!