As verrugas nas pálpebras exigem atenção

Já ouviu falar em Disfunção Endotelial?
4 de julho de 2018
Como evitar a vista cansada
17 de setembro de 2018

As papilas, comumente conhecidas como verrugas, podem aparecer nas pálpebras por diversos motivos, sendo benignas ou não. Mesmo quando benignas, as verrugas podem atrapalhar o movimento das pálpebras, prejudicando a visão do indivíduo. Além disso, tem-se o risco de espalhar para outras áreas do corpo. O tratamento das verrugas é estritamente necessário. Em alguns casos, é preciso que sejam retiradas cirurgicamente, levando em consideração fatores como o comprometimento da visão ou também da estética.

De todos os tumores palpebrais possíveis, o mais comum é o papiloma palpebral escamoso, que é causado pelo vírus HPV. O Vírus Papiloma Humano é particularmente conhecido por causar o câncer de útero, porém o HPV também pode infectar outras áreas do corpo, justamente por possuir mais de 100 subtipos com ocorrências clínicas diferentes. Nesse caso, as verrugas apresentam crescimento lento e não apresentam sangramento, sendo que a maior ocorrência acontece em pessoas maiores de 30 anos.

Existem outros tipos de verrugas oculares que podem se manifestar. O Hordéolo, mais conhecido como terçol, é uma inflamação da glândula da pálpebra totalmente benigna que pode atingir todas as idades, e geralmente não precisa de tratamento além de compressas com água. A queratose seborreica é outra variedade de verruga com aspecto marrom ou negro que costuma afetar pessoas de meia idade ou idosas. Apesar de ser comumente benigna, aconselha-se sua retirada cirurgicamente para garantir que não se trata de um tumor maligno.

Alguns sintomas que podem auxiliar no diagnóstico médico devem ser observados, como crescimento rápido, perda de cílios, sangramento persistente, distorção da margem palpebral e mudança na coloração ou textura da pele. O tratamento mais indicado, em qualquer um dos casos, é a remoção cirúrgica da verruga e a cauterização do local. Em qualquer situação, é indispensável à consulta com um oftalmologista.