Quando devo ir ao oftalmologista?
Quando devo ir ao oftalmologista?
29 de julho de 2020
A luz azul do celular afeta nossa saúde. Mito ou verdade?
11 de setembro de 2020
O que é cegueira noturna?

O que é cegueira noturna?

Você sabe o que é cegueira noturna?

Pode ser que episódios de cegueira noturna sejam mais comuns na sua rotina do que você imagina. Que tal começar com alguns exemplos bem comuns e cotidianos?

Na hora de dormir, você está se aprontando para deitar na cama e apaga as luzes. Geralmente, o ambiente fica em estado de penumbra; ou seja, predominantemente escuro. Neste cenário, é comum que, por alguns minutos, a gente sinta que não consegue enxergar de maneira adequada.

Essa sensação também aparece quando saímos de um lugar com boa iluminação e entramos em outro que está mais escuro. Nossos olhos demoram um pouquinho para se ajustarem de acordo com a nova iluminação.

Entretanto, é questão de tempo até eles se adaptem, mesmo em um ambiente mais escuro.

Em episódios de cegueira noturna, essa transição acontece com muita dificuldade. Os olhos têm uma certa resistência em se adaptar a baixas iluminações, nos dando a sensação de cegueira temporária.

Esse tipo de reação se deve principalmente a deficiências de vitamina A, presente em ovos, leite e alimentos avermelhados ou alaranjados, como: cenoura, beterraba, abóbora, pimentão, manga e outros. Alimentos verdes escuros também podem ajudar a suprir a necessidade desse nutriente; alguns deles são: couve, espinafre e brócolis.

Além disso, a cegueira noturna também pode indicar outros problemas oftalmológicos, como catarata, retinopatia diabética e glaucoma.

Tem sentido desconforto ocular parecido com o mencionado acima? Agende sua consulta no Instituto de Olhos Marques! Estamos presentes em Bauru, Agudos, Iacanga, Pirajuí e Bariri!