Ceratoconjuntivite Vernal: causas, sintomas e tratamento.

Afinal, os óculos tem validade?
7 de novembro de 2018
Teste do olhinho: quando fazer e para que serve
22 de novembro de 2018

A ceratoconjuntivite vernal, mais conhecida como Conjuntivite Alérgica, se trata de uma inflamação ocular causada por alergias a substâncias como pólen, poeira, ou até mesmo pelos de animais. É uma inflamação comum, sendo diagnosticados mais de dois milhões de casos por ano.

A doença é mais comum em épocas do ano como a primavera por conta da maior circulação de pólen no ar e em estações mais secas como o verão, com o aumento de poeira e ácaros. Estes, além da conjuntivite, podem desenvolver outras reações alérgicas, como a rinite.

CAUSAS:

– Poeira;

– Pólen;

– Maquiagem e produtos de higiene fora do prazo de validade ou de má qualidade;

– Cloro da piscina;

– Poluição;

– Pelos de animais domésticos;

– Fumaça;

– Lentes de contato ou óculos de outras pessoas.

 

PRINCIPAIS SINTOMAS:

– Coceira nos olhos;

– Vermelhidão nos olhos;

– Aumento das lágrimas;

– Sensação de areia nos olhos;

– Alta sensibilidade à luz.

Os sintomas são muito parecidos com os outros tipos de conjuntivite, portanto é necessário observar se eles começaram após o contato com alguma substância específica, sendo mais recomendada a ida a um oftalmologista. Lembrando que a conjuntivite alérgica não é contagiosa, ou seja, não passa de um indivíduo para outro.

 

TRATAMENTO:

– Evitar substâncias que causam alergia: manter a casa limpa e livre de poeira, não usar produtos que contenham substâncias químicas (como perfumes ou maquiagem), evitar abrir a janela durante a primavera;

– Fazer compressas com água gelada em cima dos olhos;

– Usar colírios hidratantes;

– Caso não houver melhora, consultar um oftalmologista para realizar o tratamento com colírio antialérgico.

Em todo caso, é sempre recomendada a consulta com um especialista, para ter certeza que a conjuntivite é realmente alérgica e assim receber os cuidados apropriados.