Cirurgia de catarata: tudo o que você precisa saber

Ômega 3: conheça alguns dos benefícios de seu consumo para a visão
12 de janeiro de 2018
Abril Marrom | Dia 21 faremos exame fundo de olho gratuito
13 de abril de 2018
Catarata

Geralmente, a catara é um distúrbio visual que pode ocorrer conforme a idade, em média aos 60 anos. Nesse problema ocular o cristalino dos olhos perde a sua transparência. A cirurgia de catarata garante uma melhora visual significativa e também recuperação rápida. Mas muitas pessoas que sofrem com esse problema têm dúvidas sobre o assunto. E você?

Quando a cirurgia de catarata é recomendada?

A cirurgia de catarata é recomendada aos pacientes que enxergam as coisas embaçadas ou desfocadas. Esses sinais indicam que o cristalino, que é a lente natural dos olhos, não está em pleno funcionamento, causando a doença da catarata.

Nesses casos, a opção de um tratamento eficaz se dará por meio da cirurgia de catarata. Deixar de realizar o procedimento cirúrgico fará com que a doença evolua até causar cegueira parcial ou total.

Quais são os sintomas da catarata?

No início da catarata o primeiro sintoma que aparece é uma alteração ao ver cores. Após isso ocorre redução da capacidade da visão, podendo gerar até cegueira. A cirurgia de catarata é capaz de reverter essa cegueira.

Se você sente a sua visão embaçada ou enxerga as coisas de maneira distorcida, consulte-se com um médico especialista para descobrir se há algum problema. Caso você seja diagnosticado com essa doença, faça a cirurgia de catarata para melhorar o bem-estar dos seus olhos.

Não tenha medo em realizar a cirurgia de catarata. Essa é a solução para resolver esse tipo de problema visual.

Como funciona a cirurgia de catarata?

Com os avanços científicos e da medicina, atualmente, é possível utilizar um laser na cirurgia de catarata, o qual faz micro incisões nos olhos. Para tanto, é utilizado um aparelho de facoemulsificação, que remove o cristalino opaco. Com isso, coloca-se uma lente intraocular que irá acertar a visão da pessoa que foi submetida a cirurgia de catarata.

Esse tipo de procedimento cirúrgico é muito seguro e os riscos são poucos. Alguns detalhes sobre a cirurgia que é importante que você saiba:

  • A cirurgia de catarata é realizada em cerca de meia hora;
  • Caso você sofra de catarata nos dois olhos, o recomendável é realizar a cirurgia em cada olho em momentos diferentes para evitar o risco de contrair alguma infecção forte;
  • O manejo para evitar que o paciente contraia alguma infecção hospitalar deve ser realizado antes do início da cirurgia, com a esterilização de todos os materiais. Após a operação, para continuar se prevenindo contra essas infecções, serão receitados antibióticos.

Além disso, depois de concluída a cirurgia de catarata, devem ser utilizados colírios com efeitos anti-inflamatório e antibiótico por cerca de um a dois meses, conforme determinar o médico. Em hipótese alguma você pode coçar os olhos, pois esse ato pode gerar algumas complicações.

Recuperação

A recuperação após a cirurgia de catarata costuma ser rápida, algumas pessoas podem sentir uma melhora na visão logo após a realização do procedimento cirúrgico.

Depois da cirurgia você deve tomar alguns cuidados: não dormir do lado que foi operado, não mexer a cabeça bruscamente e não realizar esforço físico.

Está em dúvida se deve ou não realizar a cirurgia de catarata? Procure um médico oftalmologista e faça uma avaliação.