As verrugas nas pálpebras exigem atenção
31 de agosto de 2018
Cuidados com a visão na primavera
2 de outubro de 2018

O cansaço ocular, comumente chamado de vista cansada, pode ser causado pelo esforço excessivo da visão, ou estar relacionado a doenças oculares. No primeiro caso, o esforço pode ocorrer por conta de algumas atividades do dia-a-dia, como expor a visão a dispositivos digitais por um longo período, leitura excessiva ou dirigir por bastante tempo. Já no segundo caso, existem doenças que causam um esforço adicional no aparelho ocular, que decorre da dificuldade de enxergar corretamente, como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Em ambos os casos, os sintomas encontrados são:
– Dores de cabeça;
– Dores e ardor/irritação nos olhos;
– Vermelhidão nos olhos;
– Olhos secos e lacrimejantes;
– Visão dupla ou embaçada;
– Dores no pescoço, ombro e costas;
– Dificuldade para se concentrar.

Geralmente, no caso de esforço excessivo da visão, os sintomas desaparecem apenas com o repouso adequado. Ao dormir, os olhos são reabastecidos com os nutrientes essenciais, portanto a privação do sono pode intensificar os sintomas, interferindo na qualidade de vida do indivíduo. Existem outros métodos de tratamento dos sintomas, como fazer compressa de água morna nos olhos fechados (método natural) ou fazer a utilização de colírio (consulte um especialista primeiro), ambos utilizados para quando os olhos estiverem muito secos.

Mudar alguns hábitos na rotina também é essencial, como por exemplo:

  • Colocar a tela do computador de 50 a 70 cm de distância em um nível abaixo dos olhos;
  • Limpar a tela regularmente para evitar manchas de digitais e poeiras, que podem reduzir o contraste, aumentando problemas com brilho e reflexo;
  • Considerar o uso de um filtro de brilho na tela do computador;
  • No trabalho, tentar desviar os olhos da tela do computador a cada 20 min, permanecendo 20 segundos a olhar para algum objeto que esteja a mais de 6 metros de distância.
  • Lembrar-se de piscar mais vezes.

Caso os sintomas persistam, procure um médico especialista, pois pode ser o caso de doenças oculares. Lembre-se de nunca se automedicar ou interromper o uso de algum medicamento por conta própria. Cada indivíduo possui suas particularidades, portanto é recomendado procurar um oftalmologista sempre que notar algo não usual na visão.