Conheça um pouco mais sobre as lentes multifocais

Teste do olhinho: quando fazer e para que serve
22 de novembro de 2018
A ambliopia e a diminuição da capacidade visual
5 de dezembro de 2018

A lente multifocal, também conhecida como progressiva, nada mais é que a combinação de dois óculos juntos. A princípio, a adaptação a esse tipo de lente assusta, mas uma vez que você aprende como usar e se adapta a ela, não vai querer usar outra.

Muito útil para pessoas que precisam corrigir a presbiopia e outros problemas de acomodação, as lentes multifocais são como a junção das lentes para longe e para perto, atuando com uma transição gradual e suave entre os graus. Através de dois ou três campos de visão, a pessoa pode enxergar nitidamente objetos que estão a qualquer distância de foco.

Esses óculos são elaborados para não prejudicar as atividades cotidianas de seus usuários. Por exemplo, o local apropriado para ver de perto fica na parte inferior, onde se localiza o foco do olho quando fazemos a leitura de um texto. Da mesma forma, a parte destinada as distâncias medianas está no meio da lente e para as objetos mais distantes se utiliza a parte superior. Assim, os movimentos naturais dos olhos são respeitados, não havendo prejuízo da visão.

Ao iniciar o uso de óculos multifocias é preciso ter boa vontade e persistência, pois no início será bem diferente do usual. É normal sentir algum desconforto ou não se adaptar às progressões dos graus imediatamente. Aos poucos, será possível perceber que a dificuldade para encontrar o local em que a visão será mais adequada irá desaparecer. É preciso dar ao seu cérebro o tempo necessário para se acostumar juntamento aos seu olhos, dentro de alguns dias ou poucas semanas ele estará adaptado a nova maneira de focar os objetos.

Devido a complexidade e a tecnologia envolvida na produção dessas lentes, seus preços são um pouco mais elevados. No entanto, o conforto e a praticidade que o acessório proporciona compensam o investimento.

Se interessou? Converse com seu oftalmologista.