Coronavírus (COVID-19): perguntas, respostas e dicas!

blefaroplastia é capaz de rejuvenescer o seu rosto
O que é blefaroplastia?
13 de março de 2020
Alterações visuais na gravidez
A gravidez pode alterar minha visão?
25 de março de 2020
Coronavírus: quase tudo o que você precisa saber!

O COVID-19, popularmente conhecido como coronavírus, chegou aqui no Brasil. Nos últimos dias, esse é o assunto mais falado – na TV, internet, rádio e outros meios de comunicação.

Você também pode ter percebido que boa parte dos estabelecimentos na sua cidade já fechou e algumas pessoas estão em home office (trabalhando de casa, virtualmente).

Até o momento, o Instituto de Olhos Marques está mantendo suas atividades normais, aderindo ao uso de máscaras descartáveis, disponibilizando álcool gel, mantendo distanciamento físico entre funcionários e pacientes e redobrando cuidados com a limpeza e higiene da clínica, que já eram intensos.

Algumas postagens sobre saúde ocular também foram momentaneamente suspensas nessa semana, pois é primordial que neste momento as informações se voltem para os problemas atuais do país.

Quer saber mais sobre o coronavírus (covid-19)? Então continua lendo!

Quais os sintomas?

Os sintomas para o coronavírus podem variar de acordo com sua idade e com suas condições prévias de saúde. Em crianças, a doença costuma ser assintomática e em alguns jovens e adultos, também.

Agora, você pode ter sintomas mais acentuados caso tenha mais de 60 anos, problemas cardíacos, diabetes, pressão alta ou se estiver em tratamento contra o câncer.

As alterações mais comuns costumam ser: dificuldades respiratórias, febre, tosse seca e cansaço ou dores no corpo.

Quando devo procurar ajuda?

Se você sentir que estes sintomas estão se intensificando ou se estiver no grupo de risco mencionado acima (idosos, diabéticos, cardiopatas, pessoas em tratamento contra o câncer ou com pressão alta) dirija-se ao atendimento de emergência.

Caso contrário, tenha consciência neste momento e mantenha a calma. Se os hospitais, postos de saúde ou UPAs estiverem cheios, os casos realmente graves podem ter demora no atendimento.

Outro lembrete necessário: em caso de sintomas de gripe, não tome remédios como anti-inflamatórios e com ibuprofeno na composição, já que eles podem acentuar a gravidade dos sintomas.

Como a transmissão acontece?

O contágio acontece através de partículas contaminadas com o vírus. Estas partículas estão presentes nas secreções dos olhos, boca e nariz. Por isso, é essencial proteger a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenços descartáveis ao espirrar e tossir.

Além disso, mantenha distância física das pessoas, pois ao conversar de perto ou cumprimentar com beijos e abraços, gotículas de saliva podem contaminar o próximo.

Como posso me prevenir?

Acima de tudo, lave as mãos!

Fora o que já foi mencionado acima, faça higiene constante das mãos. Não é necessário entrar em pânico em busca de álcool gel (que pode estar em falta em algumas cidades) pois lavar bem as mãos com água e sabão é mais importante e eficaz.

Ao higienizar as mãos, leve ao menos 20 segundos neste processo e não se esqueça de partes importantes como unhas, dorso das mãos, punho e dedos. Evite levar as mãos ao rosto, especialmente aos olhos, boca e nariz, e não saia de casa se não houver real necessidade.

Mesmo sem sintomas, o necessário nesse momento é evitar bares, festas e outros locais que possuam aglomeração de pessoas. Se puder fazer home office, faça. Não é momento para pânico, mas sim para consciência e resguardo.

Atenção aos alarmismos e fake news (notícias falsas)!

Álcool gel feito de forma caseira ou álcool de posto funcionam? MITO! Estes produtos não são úteis para a prevenção contra o coronavírus e podem prejudicar sua saúde. Não os use na pele! Se o álcool gel acabar, lave as mãos com água e sabão.

Animais transmitem o coronavírus (covid-19) aos humanos? MITO. Não é necessário manter distância dos bichinhos de estimação.

Crianças podem ter o coronavírus de forma assintomática? VERDADE. Por isso, evite que os pequenos tenham contato com pessoas no grupo de risco.

Neste momento, é preciso estocar comida? MITO. Não é necessário ir de forma desesperada aos supermercados para estocar comida e outros suprimentos. Esta atitude apenas causa pânico generalizado.

Alguns sabonetes são mais eficazes na higiene das mãos? MITO. O que importa é lavar as mãos cuidadosamente e de forma detalhada, não é necessário que o sabonete seja antibactericida.

Condições climáticas como calor e frio podem evitar ou facilitar a transmissão de coronavírus? MITO. Não é porque estamos em um país tropical – e por vezes bastante quente – que estamos protegidos. O vírus se propaga da mesma maneira.

E então, ficou alguma dúvida? Comenta aqui que a gente te responde!

Precisou dos nossos serviços? Entre em contato conosco.

Até semana que vem. Se cuidem!