Cuidados com a visão na primavera

Como evitar a vista cansada
17 de setembro de 2018
Principais problemas de visão na terceira idade
10 de outubro de 2018

A primavera é uma estação do ano particularmente muito agradável aos olhos visualmente falando, porém, são necessários alguns cuidados especiais para evitar que alguns fatores que ocorrem nesta época afetem a saúde dos olhos, principalmente se a pessoa possuir problemas como rinite, asma ou dermatite. O aparecimento de irritações e alergias pode ser bem comum, levando em consideração a liberação de pólen das árvores e plantas.

Confira a seguir alguns cuidados no dia a dia que vão te ajudar a desfrutar desta estação incrível sem prejudicar a sua visão:

– Manter as mãos sempre limpas:

As mãos são uma das principais causas de irritação nos olhos, já que existe o péssimo hábito, ás vezes involuntário, de coçar os olhos. Elas entram em contato com diversas substâncias no decorrer do dia, e a chance de adquirir alguma contaminação acaba sendo grande. Por isso, é importante sempre mantê-las higienizadas, preferivelmente com álcool em gel.

– Evitar o contato com outros tipos de alérgenos:

Além do pólen, substâncias como fumaça, poluição, e alguns produtos de limpeza ou cosméticos também podem contribuir para o surgimento das alergias oculares.

– Manter a casa adequadamente limpa:

É importante manter os ambientes arejados por pelo menos algumas horas, e evitar a utilização de vassouras para que a poeira não se espalhe pelo ar. O ideal é que, na hora de limpar a casa, seja utilizado um pano úmido.

-Lavar os cílios:

É possível que algumas partículas que ficam presas aos cílios no decorrer do dia entrem em contato com o olho em algum momento, por isso é importante lavar os cílios. Eles podem ser lavados com água, ou até mesmo shampoo neutro e hipoalergênico.

-Usar óculos de sol:

Os óculos de sol em ambientes abertos ajudam a barrar impurezas, como pólen e poeira, de entrar em contato com os olhos. Além disso, óculos com proteção UV ajudam a prevenir doenças oculares, como a catarata.

E lembre-se sempre que a visão é a sua janela para o mundo, portanto é importante mantê-la sempre saudável.