Cuidados com os olhos no verão

A Ambliopia e a diminuição da capacidade visual
5 de dezembro de 2018
O que é Nistagmo patológico?
18 de dezembro de 2018

O verão é a estação preferida pela maioria dos brasileiros, o que nos leva a combinação perfeita de sol, piscina e mar. Tudo isso, representa alegria, mas é preciso alertar sobre alguns cuidados que podem prevenir incômodos e garantir ótimas férias.
Quando pensamos nesta estação, logo nos lembramos dos cuidados com a pele e com a desidratação. No entanto, nossos olhos também são constantemente afetados pelos raios solares, cloro da piscina, mar, protetor solar e até suor, podendo acarretar infecções, alergias, lesões na córnea e na retina, entre outros males que vão acabar com toda a diversão.
Com tantos fatores que podem prejudicar a saúde dos seus olhos, é preciso tomar alguns cuidados para aproveitar sem preocupação.

Evite muita exposição ao sol
Quando em excesso, até o sol faz mal e pode trazer perigos para a saúde. Sendo assim, é preciso controlar o tempo de exposição a ele. Se puder escolher, prefira o período da manhã ou finalzinho da tarde, nestes períodos os raios solares estão mais brandos e fazem menos mal.
Sempre que estiver em exposição, proteja seus olhos com óculos escuros de qualidade, eles são essenciais para prevenir os danos e devem ter proteção contra raios ultravioleta (UVA e UVB), esta proteção deve ser atestada e adequada para realmente barrar os efeitos nocivos do sol. Não negligencie essa característica, óculos baratinhos e sem proteção, além de não ajudarem em nada, podem acabar prejudicando ainda mais os olhos. A compra do acessório deve ser feita cuidadosamente, não apenas como adereço fashion.

Cuidado com as piscinas
As piscinas contêm muitos produtos químicos, como o cloro, que podem irritar e causar alergias nos olhos, por esta razão nossos olhos ficam vermelhos quando permanecemos com eles abertos embaixo da água. Mantenha os olhos fechados ao mergulhar, e ao sair da piscina, procure lavá-los bem com água limpa.

Cuidado com o mar
A água do mar, o suor e o protetor solar podem causar irritação nos olhos. Em vista disso, mantenha uma garrafa de água limpa com você para lavar os olhos sempre que sair do mar e retirar todos os sais ou suor.

Outros cuidados
Lave bem as mãos após utilizar o protetor solar para não coçar ou mexer nos olhos com vestígios de produto que pode gerar uma irritação ou alergia.
Sempre tire as lentes de contato antes de nadar.
Utilize bonés ou chapéus para diminuir a incidência dos raios solares.
Use óculos de natação, se quiser abrir os olhos embaixo da água.

Previna-se, evite problemas oculares no futuro!