Cuidados que deixarão seus olhos agradecidos

Exame de fundo de olho consegue detectar diversos tipos de doenças
18 de Abril de 2018
O check-up oftalmológico é a melhor forma de garantir a sua saúde ocular
14 de Maio de 2018

Você cuida bem dos seus olhos? Diariamente, utilizamos a visão de forma intensa e não nos preocupamos com alguns cuidados que podem manter nossos olhos saudáveis. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que ajudarão você a cuidar bem de seus olhos e ter uma visão melhor.

Cuidado ao passar longas horas no computador
Olhar para uma tela iluminada pode deixar seus olhos cansados e secos, pois piscamos cerca de 50% menos quando estamos a frente de uma TV, smartphone ou tela de computador. E isso pode estimular a piora ou o surgimento de algum problema ocular. O ideal é que evitemos o contato com esse tipo de aparelho, porém, a realidade é que a maioria das pessoas precisam passar várias horas em frente a uma tela devido ao trabalho, estudos, entre outras atividades. Portanto, o que podemos fazer é seguir algumas regras:

  • Faça intervalo regulares, dando descanso aos olhos;
  • Desvie o olhar da tela e olhe para pontos distantes para trabalhar o músculo ocular;
  • Abra e feche os olhos de vez em quando;
  • Faça um esforço consciente para piscar.

Use óculos de sol sempre que puder
Todo mundo compreende que se expor ao sol sem a proteção adequada pode causar queimaduras na pele. No entanto, o que muitos não sabem é que a Córnea também pode sofrer queimaduras e ter suas terminações nervosas expostas, podendo gerar problemas futuros. Por isso, é de extrema importância utilizar óculos de sol para proteger contra a ação dos raios UV. Ele deve ter um mínimo de proteção UVA/UVB de UV 400 para garantir o bloqueio dos raios nocivos da luz ultravioleta.

Melhore a alimentação
Abandone os maus hábitos alimentares e adote refeições saudáveis com maior quantidade de vitaminas, minerais, ômega-3 e proteínas saudáveis, estes alimentos antioxidantes proporcionam grandes benefícios a saúde ocular, retardando doenças como Catarata e Degeneração Macular. Consuma frutas variadas, legumes, verduras frescas e castanhas.

Uso de óculos ou lentes
Se você usa óculos ou lentes de contatos, lembre-se de mantê-los sempre limpos. Deste modo, você evita que sua visão se esforce demais ou, no caso da lente de contato, evita uma possível infecção. Além disso, o recomendado é retornar ao oftalmologista, uma vez por ano para fazer uma revisão geral do estado da visão e ajustar os graus das lentes.

Consulte um especialista regularmente
É sempre bom ir ao oftalmologista fazer alguns exames de rotina para verificar a saúde dos seus olhos, somente ele pode avaliar com propriedade o estado geral da sua visão. Um adulto com Presbiopia, Miopia, Astigmatismo ou Hipermetropia deve visitar o oftalmologista anualmente para aferir o grau e as formas de tratamento indicadas. Já alguém com uma doença mais grave, como Catarata e Glaucoma, deve seguir as recomendações médicas.

Agora, que você já aprendeu alguns cuidados, lembre-se sempre de cuidar da saúde dos seus olhos.