Dia Nacional do Braille: o que você sabe sobre ele?

Glaucoma pode causar cegueira irreversível
Glaucoma: o que você precisa saber?
1 de abril de 2020
óculos protegem os olhos do covid-19
Os óculos protegem os olhos do COVID-19
15 de abril de 2020
Como se lê em braile?

O braile (ou braille) é um sistema de linguagem escrita em alto relevo para que pessoas cegas ou com baixa visão consigam ler. Ele foi originalmente criado na França, em 1837, por Louis Braille, cego desde os 15 anos de idade.

O idioma passou por diversas modificações e revisões (algumas feitas pelo próprio Louis) até ficar como conhecemos hoje. Em uma cédula braile, existem seis pontos para serem preenchidos. Dentre estes seis pontos, é possível deixar uma sequência em alto relevo, formando um símbolo.

Cada símbolo, número, palavra ou letra é representado por determinada sequência de “pontinhos”, que devem ser lidos da esquerda para a direita.

Existe idioma no braile?

Apesar de ser uma linguagem universal, o braile pode ser adaptado de acordo com a região em que é utilizado. Afinal, algumas expressões e maneirismos de linguagens mudam bastante de um país para o outro. Por isso, é comum que perceber mudanças na linguagem de acordo com a região em que se está.

Atualmente, outras opções de leitura para pessoas cegas ou com baixa visão já estão disponíveis também em meios digitais. Estes aplicativos são capazes de ler tudo o que está aparecendo na tela, desde texto até imagens. E alguns computadores e impressoras são adaptados para imprimir em braile, caso necessário.

Aqui no Brasil, o Dia Nacional do Braile é comemorado no dia 08 de Abril pois esta data também marca o nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil e o responsável por trazer ao nosso país o sistema braile, em 1850.

A equipe do Instituto de Olhos Marques apoia a inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão na nossa sociedade e acredita que o braile seja extremamente importante neste processo!

Precisou dos nossos serviços? Entre em contato! Possuímos equipe de oftalmologistas e de enfermagem capacitadas, além de equipamentos de última geração para te atender em Bauru e região da melhor maneira possível.