Dilatar as pupilas: por que é necessário?

Quais são os problemas de retina?
Doenças da retina: quais as principais?
28 de maio de 2020
Prevenção ao ceratocone é coisa séria!
Prevenção ao ceratocone! Conheça a campanha Junho Violeta
17 de junho de 2020
dilatar as pupilas é sempre necessário?

Dilatar as pupilas te deixa apreensivo? Saiba porque não há motivos para preocupações!

Se você já frequentou o consultório oftalmológico, você teve suas pupilas dilatadas. Apesar de indolor, muita gente reclama ao receber o colírio nos olhos…A gente sabe! Não é nada fácil para enxergar (principalmente de perto) ao sair do consultório, mas saiba que há um bom motivo para isso.

Por que é necessário dilatar as pupilas no oftalmo?

A dilatação da pupila é importante por dois motivos:

  • O colírio paralisa a musculatura que interfere no exame.

O medicamento, neste caso, faz com que alguns músculos dos nossos olhos fiquem paralisados, o que possibilita ao oftalmologista a realização de um exame mais bem feito e condizente com o grau que você precisará – ou não – em seus óculos.

  • Além disso, é melhor para fazer o exame de fundo de olho.

O exame de fundo de olho (ou fundoscopia) é super importante e serve para detectar doenças que muitas vezes são silenciosas, sendo importantíssimo e imprescindível em consultas de rotina. Entretanto, para que o exame seja feito da melhor forma possível, é preciso paralisar parte da musculatura dos olhos (assim como no caso acima).

Quer saber mais sobre o assunto?

Assista ao vídeo do Dr José Eduardo Marques clicando no link.

Fui ao oftalmo e ele não pingou colírio nos meus olhos, qual o motivo?

Algumas pessoas não precisam pingar este colírio nos olhos, dentre elas, pessoas com Síndrome de Down e pessoas com mais de 40 anos. O colírio não se faz necessário nestes casos pois as pessoas destes grupos possuem uma musculatura mais afrouxada nos olhos, o que já possibilita ao médico oftalmologista uma visão privilegiada nos exames.

Tenho mais de 40 anos e recebi o colírio no consultório. Isso é normal?

Sim! Cada caso é um caso, isso é importante lembrar. Algumas pessoas após os 40 anos ainda têm essa musculatura dos olhos firme e rígida, precisando receber o colírio. Quem consegue avaliar caso a caso e proceder de acordo com as especificidades de cada um é sempre o oftalmo.

Quanto ao afrouxamento destes músculos após os 40, não é preciso se preocupar. Assim como as demais partes do corpo passam por um processo natural de envelhecimento, com os olhos não é diferente.

Precisando ir ao oftalmologista?

Atendemos Bauru e região e possuímos estrutura completa para cuidar dos seus olhos. Em nossa equipe possuímos especialistas em córnea, retina, catarata, estrabismo e muito mais! Entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho.