É possível evitar a cegueira?

O que é hifema?
15 de fevereiro de 2019
O que é buraco macular?
20 de março de 2019

Um estudo publicado em 2017 na revista médica “Lancet” estima que em 2020, a cegueira atinja 38,5 milhões de pessoas, número que aumentaria em 2050 com 115 milhões de cegos no mundo. O estudo contou com a análise da situação de 188 países entre 1990 e 2015, utilizando o Global Vision Databases, um banco de dados sobre o tema.

A cegueira é portanto, a condição caracterizada pela perda da habilidade de enxergar, podendo ser irreversível ou reversível, sendo que de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima-se que 75% dos casos mundiais sejam tratáveis ou preveníveis.

A perda da visão também pode ser transitória (apenas por um intervalo indefinido de tempo), ou definitiva quando a condição é permanente e irreversível. Existem algumas causas para os casos de cegueira reversível, algumas delas são: catarata, opacidade da córnea, descolamento de retina, enxaqueca e tracoma.

As causas da cegueira irreversível incluem: glaucoma avançado, ambliopia, deficiência de vitamina A, neurite óptica, retinopatia diabética avançada e DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade).

A visita ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano é indispensável para prevenir a cegueira, mas existem outros cuidados que podem ser tomados para evitar essa condição, são eles:

– Usar óculos de sol: eles bloqueiam os raios ultravioletas e protegem os olhos do sol, atrasando o desenvolvimento da catarata e traumas na retina;

– Não fumar: o tabagismo está diretamente relacionado a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), além de favorecer o desenvolvimento da catarata;

– Mantenha uma alimentação saudável: uma alimentação rica em vitaminas C e E, zinco e ômega-3 diminui o risco de cegueira;

– Mantenha monitorada sua taxa de glicose do sangue e pressão arterial para que elas estejam sempre próximas do normal;

– Gestantes devem consultar o oftalmologista, pois a gravidez pode agravar problemas de retina já existentes.

Com os dados alarmantes sobre a cegueira no mundo, é importante estar sempre atento a saúde dos olhos, manter uma rotina de hábitos saudáveis e consultar um oftalmologista anualmente para realização de exames de rotina.