Escolha corretamente os óculos escuros

Óculos Escuros
Cuidados com os olhos no verão
28 de dezembro de 2017
Ômega 3: conheça alguns dos benefícios de seu consumo para a visão
12 de janeiro de 2018

Os óculos escuros têm certa relação com a personalidade de uma pessoa. É uma questão de estilo, mas, sobretudo, de saúde visual.

Antes de levar em consideração a questão estética e de estilo, é preciso ter em mente que o ponto principal é adquirir óculos escuros de qualidade, capazes de proteger seus olhos contra os raios nocivos aos seus olhos. É necessário sempre buscar um produto confiável e de procedência.

Se você tem dúvidas sobe como escolher corretamente os óculos escuros, então você está no lugar certo. No post de hoje iremos tirar as principais dúvidas do público em geral, com dicas em considerações que facilitarão sua escolha, confira!

 

Os riscos à saúde dos olhos promovidos por óculos de má procedência

A maioria das pessoas não se atentam em como escolher óculos escuros e acabam comprando qualquer tipo de acessório sem a devida qualidade e incapazes de proteger os olhos da radiação solar. Além disso, é um erro pensar que os óculos escuros devem ser utilizados apenas no verão.

Isso porque a qualquer momento do dia estamos expostos a radiação ultravioleta, os chamados raios UVA e UVB, que são raios invisíveis emitidos pela energia solar, muito nocivos à saúde dos nossos olhos. Daí a importância de ter óculos escuro de confiança e realizar consultas com um médico oftalmologista periodicamente.

O que acontece com olhos sem proteção dos raios solares?

A maioria dos raios UVA e UVB são absorvidos pelas estruturas dos olhos e acabam chegando até a retina. Ficar por muito tempo exposto a esses raios solares pode causar algo parecido com uma queimadura na córnea, isso se chama ceratite actínica.

Como consequência da queimadura pode ocorrer um lacrimejamento excessivo nos olhos, intolerância a claridade, vermelhidão e a sensação de que tem areia dentro dos olhos.

Além disso, o fato de ficar exposto à radiação ultravioleta dos raios UVA e UVB pode aumentar em até 60% o risco de desenvolver a catarata. Essa doença é responsável por 50% dos casos de cegueira em todo o mundo. Os problemas visuais decorrentes da exposição a radiação solar se agravam com o passar do tempo.

Como escolher óculos escuros corretamente, de acordo com o formato de seu rosto?

A seguir, veja dicas práticas para escolher óculos escuros:

  • Rosto triangular: use óculos com lentes redondas, como é o modelo aviador, por exemplo. É interessante que as laterais dos seus óculos sejam arredondadas para garantir um visual proporcional;
  • Rosto quadrado: utilize óculos que tenha as extremidades arredondadas, que ajuda a suavizar a expressão facial;
  • Rosto redondo: o rosto redondo é aquele que tem a largura igual ao comprimento. Use modelos com linhas retas;
  • Rosto oval: qualquer modelo fica bem. Preste atenção no tamanho dos óculos, para que não seja tão grande nem muito pequeno.

Mas além do aspecto visual, o fundamental é manter o bem-estar e a sua saúde ocular. Como escolher óculos escuros que protegem os olhos?

  • Escolha modelos maiores que cubram bastante a região dos olhos;
  • As lentes nunca podem mudar as cores do que você vê ou distorcer as imagens;
  • A cor da lente não está relacionada ao nível de proteção, mas sim a película protetora. Opte por lentes marrons, verdes ou cinzas, pois elas filtram cerca de 75% a 90% da luz visível;
  • Sempre adquira óculos escuros em estabelecimentos que forneçam as garantias atestadas do acessório. Aqui vale aquele velho ditado: “o barato sai caro.”.

Não basta ter óculos escuros de qualidade. Procure um médico oftalmologista periodicamente para avaliar as condições da sua visão!