Exame de fundo de olho consegue detectar diversos tipos de doenças

Afinal, a Retinopatia Diabética tem cura?
16 de Abril de 2018
Cuidados que deixarão seus olhos agradecidos
3 de Maio de 2018

A visão é fundamental para o dia-a-dia, porém a maioria das pessoas não se dá conta disso e acaba não cuidando dela como deveria. O exame de fundo de olho é simples e extremamente importante na hora de cuidar da sua saúde ocular.

 

Você sabe qual a importância do exame de fundo de olho?

Ele identifica diversos tipos de problemas oculares que podem trazer danos irreversíveis para os olhos como o Glaucoma ou tumores na retina. Além disso, o exame pode diagnosticar e acompanhar a evolução de doenças sistêmicas como diabetes e pressão alta.

 

Como o exame é feito?

O exame requer apenas alguns minutos para a sua realização. O equipamento possui uma lente especial que permite ampliar a imagem inúmeras vezes para observar as estruturas oculares. Em alguns casos, pode ser necessário dilatar a pupila para poder enxergar melhor as condições do globo ocular.

 

Quem deve fazer?

A oftalmoscopia pode ser feita em pessoas de qualquer idade, inclusive em crianças. Além disso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que todos os recém-nascidos sejam submetidos ao exame, especialmente os filhos de mãe que tiveram infecção durante a gestação e prematuros.

 

Cuidar dos olhos deve ser um hábito por toda a vida. Consulte seu oftalmologista periodicamente.