Higiene ocular contra o COVID-19

coçar os olhos é um mau hábito!
Coçar os olhos faz mal?
13 de maio de 2020
Quais são os problemas de retina?
Doenças da retina: quais as principais?
28 de maio de 2020
coronavírus e os olhos

Qual a importância da higiene ocular contra o coronavírus?

Estamos passando por um momento de pandemia ao enfrentar o coronavírus (covid-19) globalmente. Aqui no Brasil, não é diferente. Se você não está em casa, provavelmente tem saído em momentos pontuais ou para realizar trabalhos essenciais para a população.

Ao sair de casa, você já deve saber aquilo que é praxe: máscara no rosto, cabelo preso, evitar tocar em superfícies e não levar as mãos ao rosto. Certo?

Chegou em casa? Água e sabão em abundância nas mãos e limpeza criteriosa. Se não conseguir voltar para casa depressa, o álcool gel com certeza está na bolsa. É isso, não é? Mas e nossa higiene ocular, precisa de cuidados diferenciados?

Como cuidar dos olhos em meio ao coronavírus?

Sim, existe risco de contágio através dos olhos, mas não precisa se assustar. A possibilidade de contágio através do ar ainda é estudada, entretanto, a informação de que a transmissão acontece por meio das mãos contaminadas é correta. Por isso, nada de coçar os olhos, ok?

Além disso, mantenha uma boa higiene ocular e observe casos de irritação no olho e conjuntivites, pois podem ser um sintoma do vírus. Está com vermelhidão e incômodo ocular? Agende uma visita no oftalmologista.

Tenha atenção redobrada com objetos que estão em contato muito próximo com a nossa visão: os óculos e as lentes de contato.

Se possível, evite as lentes, pois existem chances de contaminação caso suas mãos não estejam higienizadas no momento de pôr e retirá-las. Prefere continuar usando? Sem problemas, mas higienize muito bem suas mãos e suas unhas antes de ajustar as lentes nos olhos.

Mais um lembrete? Aqui está: não use suas lentes por períodos muito longos, isso favorece infecções nos olhos que podem dar espaço para uma contaminação por covid-19.

Optei pela troca e estou usando os óculos. E agora?

Caso tenha trocado a lente pelos óculos, a dica é a mesma das máscaras: chegou em casa, lavou! Com água e sabão mesmo, não tem problema. Lembre-se de lavar a armação e não somente as lentes e evite produtos abrasivos, pois eles podem danificar seus óculos.

Precisou de oftalmologista em Bauru e região?

O Instituto de Olhos Marques, como serviço essencial de saúde para a população, está funcionando e atendendo normalmente.

Estamos higienizando a clínica e os nossos materiais e aparelhos constantemente. Além disso, possuímos álcool gel para disponibilizar aos pacientes e nossa equipe está usando máscaras descartáveis.

Os horários das consultas e procedimentos cirúrgicos têm sido agendados de forma estratégica para reduzir aglomerações na clínica. Ou seja, pode comparecer à consulta sem preocupações. Agende seu horário! A gente espera você.