Catarata é um problema natural da idade?
22 de outubro de 2018
Visão subnormal: sua relação com cuidados básicos e saúde ocular
29 de outubro de 2018

O hordéolo comumente conhecido como terçol, se trata de um pequeno inchaço nas pálpebras causado por algum tipo de infecção. No caso do hordéolo externo, ocorre a inflamação e infecção dos cílios por uma bactéria da pele; já no caso do hordéolo interno, o que ocorre é a infecção das glândulas sebáceas, localizadas na parte interna da pálpebra e que são responsáveis pela produção de gordura do filme lacrimal (que o torna mais resistente ao ressecamento).
O problema é mais frequente em crianças e adolescentes devido às alterações hormonais, porém não apresenta nenhuma gravidade. Os sintomas são:

– Dor, inchaço e vermelhidão na área afetada;
– Sensibilidade à luz;
– Coceira;
– Lacrimejamento;
– Desconforto ao piscar.

Os sintomas persistem por aproximadamente de 7 a 10 dias quando internos, e por algumas semanas se for externo. O tratamento é relativo, pois o hordéolo em ambos os casos pode desaparecer sozinho, mas compressas de água morna podem ajudar. Há médicos que receitam colírios e pomadas para acelerar o processo de cura, e em casos mais graves é necessário o uso de antibióticos.
É importante lembrar que o diagnóstico só pode ser feito pelo oftalmologista, e que durante o tratamento é necessário evitar o uso de lentes de contato, maquiagem e coçar os olhos com as mãos.