Medicamentos podem prejudicar a visão. Saiba como!

Não usar os óculos faz o grau aumentar?
Não usar os óculos faz o grau aumentar?
10 de novembro de 2020
Como evitar a sensação de olhos cansados?
Olhos cansados. Como evitar?
10 de fevereiro de 2021
Alguns medicamentos podem prejudicar a visão. Saiba quais!

Alguns medicamentos podem prejudicar a visão. Saiba quais!

Alguns medicamentos podem prejudicar a visão quando mal administrados ou tomados sem prescrição médica. Saiba mais.

Se você já ouviu falar que alguns medicamentos são capazes de prejudicar a nossa visão, saiba que esta informação é correta. Por esse motivo, é superimportante que o uso de medicamentos seja sempre acompanhado por um médico especialista. Assim, você irá receber as orientações corretas sobre a posologia e os efeitos colaterais de cada remédio.

Quando você se auto medica, existe um risco relativamente grande do desenvolvimento de efeitos colaterais em diversas partes do nosso corpo e mente. Portanto, com os olhos não é diferente!

Quais são os medicamentos que podem prejudicar a visão?

Bom, alguns medicamentos podem prejudicar a visão quando não usados corretamente. E quando falamos sobre isso, é importante mencionar que não somente tratamentos para outras doenças são capazes de acarretar em danos à saúde ocular. Portanto, até mesmo remédios e colírios próprios para tratamentos nos olhos podem causar danos oculares quando mal administrados. Como exemplo, podemos mencionar os seguintes casos:

Uso indiscriminado de corticoides, a catarata e o glaucoma

Diversos medicamentos podem prejudicar a visão. A lista é vasta, incluindo remédios (oftalmológicos ou não) com corticoides, antialérgicos, analgésicos e até mesmo antidepressivos. Mas não precisa se assustar! Pois quando tomados de maneira correta, com acompanhamento médico e observação dos efeitos colaterais, este tipo de risco é reduzido.

Entretanto, caso você tenha o costume de se automedicar, é melhor ficar atento e buscar por atendimento oftalmológico para avaliação dos seus olhos. Doenças como catarata e glaucoma podem ser estimuladas através de uso indiscriminado de medicamentos. Por isso, lembre-se: nem toda doença ocular deixa sinais, por isso, ir uma vez ao ano ao oftalmo é primordial.

Além disso, mantenha-se atento ou atenta aos sinais que costumam surgir quando medicamentos começam a prejudicar a visão. Tais como:

  • Dor ocular
  • Visão embaçada
  • Lacrimejamento constante
  • Olhos avermelhados
  • Coceira ocular
  • Visão dupla
  • Moscas volantes e diminuição do campo visual

Precisando de oftalmologista em Bauru? Entre em contato com o Instituto de Olhos Marques. Nossa estrutura é completa para exames, cirurgias e consultas oftalmológicas. Estamos presentes em Bauru, Agudos, Iacanga, Bariri e Pirajuí.

Gostou deste conteúdo? Leia também:

Doenças podem ser diagnosticadas através dos olhos

Visão turva ou embaçada: o que pode ser?

Doenças da retina: quais as principais?