O que é catarata? Quais são as causas? Tem tratamento?

Conjuntivite
Conjuntivite: o que é, principais sintomas e tratamento
25 de abril de 2017
Problemas oftalmológicos na terceira idade
16 de maio de 2017
catarata

Se você enxerga imagens de forma embaçada e sente a visão turva, fique alerta: estes são fortes indícios de que a catarata está presente em seus olhos.

Embora seja uma doença comum e muito divulgada, ainda há muitas informações errôneas a respeito da catarata.

Compreenda melhor neste artigo, as principais causas e se há algum tipo de tratamento eficaz para lidar com esta doença visual.

O que é catarata?

Pode-se definir a catarata como um fenômeno que ocorre no cristalino ocular, causando a opacidade total ou parcial, afetando a nitidez da visão. Este processo ocorre lentamente, prejudicando a forma com a qual as imagens chegam até as córneas e retina.

É comum que muitas pessoas sequer saibam que possuem a doença, identificando-a já num estado mais avançado da mesma.

Quais são as causas da catarata?

De modo geral, a catarata surge com o avanço da idade, devido ao envelhecimento natural do cristalino. No entanto, há ainda fatores de causas congênitas, ou ainda em decorrência de traumas, diabetes, inflamações oculares, etc.

Atente-se aos sinais

Para identificar o problema, é importante sempre fazer um acompanhamento de rotina com o médico oftalmologista, bem como estar atento aos sinais como enxergar cores “desbotadas”, visão embaçada, etc.

É indicado também que a criança assim que nasce, ser submetida a uma primeira avaliação, chamada de “teste do olhinho”.

Catarata tem tratamento?

A cirurgia de catarata é o único modo de proceder com o tratamento desta doença ocular. Ela é indicada quando a capacidade de nitidez da visão está minimizada, atrapalhando a rotina de vida do paciente.

Esta cirurgia é capaz de remover o cristalino opaco, fazendo uma inserção de lentes intraoculares no local.

O médico oftalmologista deve portanto, avaliar a situação de cada paciente, e indicar a lente adequada à cada caso de cirurgia de catarata.