Ômega 3: conheça alguns dos benefícios de seu consumo para a visão

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Existem muitos alimentos e vitaminas que ao ingerirmos com determinada frequência e na quantidade certa, são capazes de gerar diversos benefícios a saúde dos nossos olhos. Você já ouviu falar no Ômega-3?

O ômega-3:

  • É uma espécie de gordura, um ácido graxo, essencial e muito benéfico aos seres humanos;
  • Porém ele não é produzido pelo nosso organismo.;
  • Ele só pode ser obtido por meio de suplementos especiais e de uma alimentação balanceada.

Trazendo diversos benefícios ao nosso organismo, ele ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e o sistema cardiovascular, por exemplo. Além disso, ele pode trazer muitas melhorias para a saúde dos seus olhos.

Saiba mais sobre o ômega 3 a seguir, bem como os demais benefícios de seu consumo para a saúde ocular.

Por que o ômega-3 é saudável aos olhos?

O ômega-3, além de ser essencial para diversas funcionalidades do nosso corpo, é um facilitador da nutrição das células responsáveis pela proteção dos olhos. Ele previne a degeneração macular, que causa a perda da visão central dos olhos, e evita o desenvolvimento de doenças do globo ocular.

Essa “gordura” é responsável por recobrir a retina, que é a parte do olho que tem a função de gerar um estímulo ao nosso cérebro para serem criadas as imagens que vemos.

Dentre os vários benefícios do ômega-3 para sua visão, destaca-se também, que esse ácido graxo é muito importante para a conservar pequenos vasos sanguíneos responsáveis pela irrigação dos nossos olhos.

Além disso, ele ajuda a proteger a retina contra infecções e inflamações. Seu consumo também contribui na diminuição dos efeitos dos problemas visuais causados com o passar do tempo.

Outro benefício do ômega-3 para sua visão é a lubrificação da esfera ocular. Com isso, ele combate o sintoma do olho seco, muito comum em períodos quentes e secos do ano.

Uma alimentação rica em ômega-3 pode ser capaz de reduzir significativamente o risco de desenvolver retinopatia diabética, por conta de sua ação anti-inflamatória, neste caso. Essa doença gera graves problemas na visão, inclusive o perigo de causar cegueira.

 

Em quais alimentos eu encontro Ômega-3?

Para que você possa desfrutar dos benefícios do ômega-3 para sua visão, é necessário consumir alguns alimentos, tais como:

  • Frutas vermelhas e roxas (framboesa, morango, cereja, amora);
  • Cebola e alho;
  • Azeite virgem;
  • Linhaça;
  • Ovos;
  • Vegetais de cor verde escura (rúcula, espinafre, couve, brócolis);
  • Nozes;
  • Peixes (como atum, salmão, bacalhau, sardinha). Uma alimentação que tenha peixes no cardápio auxilia a oxigenação da retina.

Além desses alimentos, existe ômega-3 em cápsulas. Mas esse tipo de suplemento deve ser indicado por um médico para que ele possa prescrever a dosagem adequada.

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