Pinguécula e pterígio: o que são?

lentes de contato, saiba como usar corretamente!
Lentes de contato: 5 dicas importantes!
17 de fevereiro de 2020
Estou com ceratite. E agora?
26 de fevereiro de 2020
pinguécula e pterígio: o que são?

A incidência de pinguécula e pterígio é relativamente comum, por isso, é provável que você já tenha visto essa camada de tecido nos olhos de alguém (ou nos seus).

A pinguécula é uma mancha amarelada na conjuntiva dos olhos. Esta mancha costuma aparecer quando há depósito de cálcio, gordura ou proteína nos olhos.

É importante lembrar que a pinguécula é benigna e não costuma causar incômodo para quem possui, mas pode crescer até se tornar um pterígio.

O pterígio é um tecido carnoso maior e mais visível do que a pinguécula. Os sinais mais comuns para o pterígio envolvem: sensação de corpo estranho no olho, visão turva e em casos mais avançados: vermelhidão e inflamação ocular. Ele pode estabilizar ou continuar crescendo nos olhos, chegando até a córnea.

Em alguns casos, é possível que a pessoa com pterígio sinta incômodo – como se tivesse um corpo estranho-, ardência e coceira nos olhos. Por isso, no início, é possível contar com a ajuda de um colírio lubrificante para diminuição do desconforto ocular.

Ainda assim, prejuízos para a visão em caso de pterígio nos olhos também não são comuns. Apenas em casos mais extremos, o tecido pode crescer demais e atrapalhar a visão normal ou facilitar o surgimento de astigmatismo, pois há deformação da córnea. Neste caso, os colírios lubrificantes já não são capazes de atenuar a irritação nos olhos e o próximo passo é a cirurgia.

A cirurgia de pinguécula e pterígio é sempre necessária?

Geralmente, em caso de pinguécula, não há necessidade de cirurgia até que ela se desenvolva e se torne um pterígio. A remoção do pterígio somente é indicada para casos em que há incômodo ou irritação constante dos tecidos, ou em casos de estética.

O procedimento cirúrgico para a solução do problema costuma ser simples e é feito em ambulatório, com colírio anestésico.  Na cirurgia, o pterígio é raspado da conjuntiva dos olhos. Nesta parte da membrana, é preciso fazer um enxerto com uma conjuntiva saudável. Dessa forma, há diminuição da reincidência do pterígio.

A recuperação, apesar de necessitar de cuidados, é rápida.

 É indispensável seguir alguns cuidados pós-operatórios que envolvem:

– Repouso;

– Evitar ambientes poluídos e traumatismos no olho operado;

– Higiene rigorosa das mãos;

– Evitar coçar os olhos;

– Não tomar banho de mar ou piscina por 30 dias;

– Utilizar corretamente os medicamentos receitados pelo médico.

No Instituto de Olhos Marques, oferecemos procedimentos como a cirurgia para remoção do pterígio.  Tem interesse em realizar cirurgias como estas, exames ou somente consultas? Entre em contato conosco, estaremos te esperando!