Prevenção ao ceratocone! Conheça a campanha Junho Violeta

dilatar as pupilas é sempre necessário?
Dilatar as pupilas: por que é necessário?
3 de junho de 2020
Visão embaçada ou turva? Saiba o que pode estar acontecendo
Visão turva ou embaçada: o que pode ser?
24 de junho de 2020
Prevenção ao ceratocone é coisa séria!

A prevenção ao ceratocone é o foco principal neste mês e a campanha “Junho Violeta” chegou para nos lembrar sobre os cuidados e acompanhamentos necessários para quem tem ceratocone.

O que é o ceratocone?

O cerocone é uma doença degenerativa que consiste em uma deformação da córnea. Antes arredondada, nesta doença a córnea se torna cônica de maneira progressiva, como resultado, a nossa visão é seriamente afetada e existem chances de cegueira quando não há tratamento adequado.

O paciente com ceratocone pode ter uma predisposição genética para desenvolvimento do problema. Entretanto, fatores externos podem influenciar -e muito- no surgimento da doença o principal hábito responsável por esse tipo de condição é o de coçar os olhos.

A deformação causada no olho pela coceira sistemática do mesmo deve ser tratada com um médico dermatologista ou alergologista enquanto o tratamento do ceratocone é feito com um oftalmo.

Quais as causas para a coceira ocular?

É preciso saber as reais causas para sua coceira ocular. Dentre as mais comuns, estão:

Conjuntivite, alergias, Síndrome do Olho Seco, cansaço e estresse são os principais. Além disso, o mau costume ou mania de levar as mãos aos olhos repetidamente.

Tratando o ceratocone

No tratamento de ceratocone é importante lembrar que é extremamente necessário comparecer a consultas médicas uma vez a cada seis meses para haja acompanhamento adequado da evolução do caso e que para fatores externos (como alergias) sejam tratadas em conjunto em busca de melhores resultados.

Mesmo assim, não há garantia de um tratamento completamente bem-sucedido, pois cada organismo reage de uma forma diferente em determinadas situações e soluções para o problema. Por isso mesmo é importante que exista um acompanhamento minucioso, o que permite que medidas sejam tomadas de acordo com a evolução do caso.

Conheça nosso trabalho

O Instituto de Olhos Marques possui equipamentos e equipe qualificados para a prevenção ao ceratocone. Por isso, se precisar de oftalmologistas disponíveis em Bauru e região, entre em contato conosco.