Principais problemas de visão na terceira idade

Cuidados com a visão na primavera
2 de outubro de 2018
Problemas de visão durante a infância
17 de outubro de 2018

É natural que alguns problemas comecem a aparecer com o processo de envelhecimento do nosso corpo, mas você sabia que os maiores problemas relacionados à idade são os de visão? Isso acontece tanto por conta do envelhecimento dos olhos, quanto por outras doenças que afetam a saúde ocular, como por exemplo, a diabetes e a hipertensão. Algumas doenças de caráter degenerativo que aparecem por descuidos com o organismo durante a vida, como o tabagismo e a exposição ao sol (além das duas citadas anteriormente) são fatores de risco acumulativo que geralmente aparecem durante a terceira idade.

Abaixo você confere os problemas de visão mais comuns na terceira idade e seus sintomas:

DMRI – Degeneração Macular relacionada à Idade
É a principal causa de cegueira em pessoas idosas. O problema consiste na degeneração da mácula, estrutura da parte posterior do olho, localizada na retina, e que é responsável pela visão central. Os sintomas são o embaçamento da visão e a distorção de formas, evoluindo posteriormente à perda gradual da visão. Pode-se evitar com dieta saudável, rica em ômega-3 e com folhas verdes, com a perda do hábito de fumar, prática de exercícios físicos e proteção contra raios UV com o uso de óculos de sol.

Presbiopia
Sua principal causa é o cansaço da visão e aparece por volta dos 40 anos de idade. O principal sintoma é a dificuldade do olho de focar corretamente, piorando a visão para perto. O problema é corrigido com o uso de óculos.

Catarata
Principal causa de cegueira reversível. Ocorre principalmente aos 50 anos por conta do envelhecimento natural do organismo, mas pode ser acelerada por doenças sistêmicas, como a diabetes, e induzido pelo uso de anti-inflamatórios hormonais (corticoides). Ocorre
à perda progressiva da transparência do cristalino, lente natural do olho, causando embaçamento visual e até mesmo a perda da visão. Não há métodos preventivos além de manter a saúde geral do corpo, mas podem ser realizadas cirurgias para reverter o problema.

Glaucoma
Trata-se de uma doença genética que se manifesta principalmente durante a terceira idade. Causa a perda progressiva da visão periférica por conta do aumento da pressão ocular, que também pode levar à cegueira total e irreversível por conta da destruição do nervo óptico. Entre os sintomas da doença, estão a diminuição do campo de visão, aumento da pupila, dor no interior dos olhos e visão turva e embaçada. Por se tratar de uma doença genética, é recomendado que pacientes com histórico familiar de glaucoma passem por consultas médicas completas e periódicas a partir dos 45 anos.

Retinopatia (Diabética ou Hipertensiva)
São alterações progressivas e tardias na retina, que acontecem por complicações de doenças como a diabetes e a hipertensão. Os vasos da retina sofrem deformidades em seu trajeto, podendo causar extravasamento de líquidos e hemorragias, causando frequente diminuição da visão, ou perda de visão súbita no caso de hemorragia. Seu tratamento depende do controle de doenças que são agravantes, como o diabetes e a hipertensão.

Olho seco
Entre seus sintomas estão a vermelhidão, a ardência e a coceira. A doença acaba sendo mais frequentes em mulheres após a menopausa, por conta das mudanças hormonais que ocorrem neste período. Pessoas que fazem uso crônico de medicamentos, ou tratamentos com quimioterapia ou radioterapia também podem relatar a ocorrência dos sintomas de secura na região dos olhos por causa das alterações nas glândulas lacrimais. Outros fatores, também podem ser as alterações nas pálpebras ou obstrução do sistema lacrimal, que podem desestabilizar a superfície ocular do indivíduo. O tratamento consiste no uso de lubrificantes oculares ou cirurgias no caso do problema estar presente por causa da estrutura ocular.

Aqui, destacamos alguns dos sintomas das doenças mais comuns em idosos para que você possa manter-se sempre atento. Porém, é importante ter sempre em mente a necessidade do acompanhamento médico especializado. Sempre que reconher alguma alteração na visão, consulte um oftalmologista.