Teste do olhinho: quando fazer e para que serve

Ceratoconjuntivite Vernal: causas, sintomas e tratamento.
14 de novembro de 2018
Conheça um pouco mais sobre as lentes multifocais
29 de novembro de 2018

O teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho é um exame simples e indolor, que rotineiramente é realizado logo na primeira semana de vida dos recém-nascidos, de preferência ainda na maternidade, para identificar a presença de algumas doenças oculares.

Para alívio das mamães, o teste é indolor e rápido, levando em média três minutos. O aparelho utilizado para o diagnóstico é o oftalmoscópio, uma espécie de “lanterna” que emite feixes de luz que refletirão nas pupilas do bebê. A qualidade ruim ou a ausência do reflexo nos tons de vermelho, laranja ou amarelo, pode apontar para suspeitas precoces de doenças oculares como glaucoma, catarata congênita, retinopatia de prematuridade, infecções, traumas de parto e cegueira infantil.

Após a realização do exame nas semanas iniciais de vida do bebê, é ideal repetir esse processo aos 4, 6, 12 e 24 meses para garantir a qualidade da visão da criança.

Embora seja indicado para todos os recém-nascidos, o teste do olhinho é especialmente importante para os bebês com microcefalia ou infectados com o Zika Vírus durante a gravidez, pois estes têm maiores chances de alterações da visão.

Além dos exames preventivos, os pais devem estar atentos aos sinais que alertam sobre problemas na visão dos pequenos como: não acompanhar o movimento de objetos e luzes ou a presença de fotos com manchas brancas nos olhos. Quando houver indicação desses fatores, deve-se levar a criança para fazer exames com o oftalmologista imediatamente, para facilitar a identificação do problema e a definição do tratamento adequado para prevenir males mais graves, como a cegueira.

Ainda assim, é indispensável frequentar o oftalmologista regularmente para a realização de exames de rotina que podem prevenir problemas mais graves.