Glaucoma: o que você precisa saber?

Alterações visuais na gravidez
A gravidez pode alterar minha visão?
25 de março de 2020
Como se lê em braile?
Dia Nacional do Braille: o que você sabe sobre ele?
8 de abril de 2020
Glaucoma pode causar cegueira irreversível

O que é glaucoma?

O glaucoma é uma doença silenciosa, podendo levar à cegueira se não for tratada. Essa doença aparece em casos em que há uma lesão no nervo óptico dos olhos, causando perda visual.

Uma das formas de causar esse tipo de lesão é através da pressão intraocular elevada, que pode ser motivada por diversos fatores.

Na verdade, existem dois tipos de glaucoma:

O congênito, que afeta desde recém-nascidos até crianças com três anos de idade. Ele geralmente é identificado por meio do “Teste do Olhinho”.

E o secundário, motivado por outras doenças. Dentre elas, as principais são: diabetes, traumas oculares, uveítes, cataratas, pressão alta ou até mesmo uso excessivo de colírios com corticoides na composição.

Como identificar o problema?

No início, este problema é assintomático. Ou seja, caso você não visite seu oftalmologista com frequência, apenas perceberá a presença do glaucoma ao notar perda parcial de visão. Infelizmente, nestes casos, a doença já está avançada, dificultando o tratamento.

Por isso, se você é portador de alguma das doenças mencionadas acima ou tem algum familiar próximo que sofre de glaucoma, fique atento! E não precisa se preocupar, o glaucoma pode ser identificado através de exames simples e indolores no consultório oftalmológico.

Como tratar?
Antes de tudo é necessário analisar se há possibilidade de tratar a doença que ocasionou o glaucoma. Exemplo: seu glaucoma foi motivado por diabetes? Se sim, então é imprescindível controlar o diabetes primeiro.

O tratamento exige muita atenção por parte do paciente. Consultas de rotina constantes, exames para observação do fundo de olho e o uso de colírios para controle da doença são primordiais.

No caso do glaucoma congênito, não há cura e é necessário fazer uso de colírios por toda a vida, pois a cirurgia é recomendada apenas em último caso.

Precisa de ajuda? Conheça nossa equipe!

No Instituto de Olhos Marques possuímos aparelhos de última geração que possibilitam a identificação de glaucoma nos pacientes. Além disso, aqui você encontra estrutura completa para o seu tratamento oftalmológico! Venha conhecer o nosso trabalho.

Estamos presentes em Bauru, Agudos, Pirajuí, Bariri e em breve em Iacanga. Entre em contato conosco e agende sua visita!