Verão e os cuidados com a saúde ocular!

Cuidado ao escolher seus óculos de sol!
A importância do uso dos óculos de sol.
19 de dezembro de 2019
O ceratocone faz com que os olhos assumam um formato cônico.
Ceratocone: como identificar e tratar?
15 de janeiro de 2020
Para curtir o verão com saúde é preciso cuidar dos olhos!

Que nós estamos no verão você já sabe! Mas você consegue dizer quais são os cuidados necessários com os olhos nessa época?

E o mais importante de tudo: reconhece quando alguma informação sobre o assunto é falsa? Se não, agora é hora de descobrir!

Mito ou verdade: como cuidar dos olhos no verão?

Olhos claros são mais sensíveis ao sol?

Mito. Muitas pessoas acreditam que quanto mais claros são os olhos, maior a sensibilidade à luz solar.

Entretanto, não há relação entre as duas coisas. Se você tem os olhos claro, pode curtir o verão como todo mundo! Caso esteja sentindo este tipo de desconforto, procure o seu médico oftalmologista o quanto antes.

 

É perigoso usar óculos de sol falsos?

Verdade. O ideal é que os óculos de sol consigam comprovar que oferecem um índice mínimo permitido de proteção aos olhos.

Em óculos pirateados, não é possível fiscalizar e garantir essa proteção. Você pode saber um pouco mais sobre esse conteúdo clicando aqui.

 

Posso ir para a praia usando lentes de contato?

Verdade. Sim, você pode! Mas, na praia, seus olhos podem ficar mais secos que o normal e isso pode causar certo desconforto.

Portanto, é necessário cuidar da lubrificação dos olhos de maneira redobrada. Caso o desconforto venha acompanhado de vermelhidão, fiquei atento e busque pelo seu médico oftalmologista.

 

Protetor solar pode irritar os olhos?

Verdade. Com o calor, o protetor solar pode acabar escorrendo para dentro dos olhos. Quando isso acontece, uma irritação pode surgir em seguida.

Por isso, lembre-se de passar o protetor bem acima dos olhos, na região da testa. Na parte de baixo dos olhos e na pálpebra inferior o uso é liberado.

 

Agora você já está preparado para curtir!

Tanto o sol, o mar e a piscina com responsabilidade e cuidado! Acompanhe nosso conteúdo semanal aqui no blog para saber cada vez mais sobre saúde ocular.
Em caso de dúvidas ou necessidade em agendar atendimento com um de nossos profissionais, basta entrar em contato conosco. Até a próxima!