Você conhece a síndrome do olho seco?

Alguns alimentos são excelentes para a saúde ocular.
Quais os alimentos aliados na saúde dos olhos?
14 de junho de 2019
Quais os cuidados necessários ao usar lentes coloridas?
Os perigos das lentes coloridas
28 de junho de 2019

A síndrome do olho seco é uma condição que altera a produção ou a qualidade das lágrimas, prejudicando a lubrificação da área. As lágrimas ao contrário do que muitos pensam, não são compostas de diversos componentes que auxiliam na proteção da córnea.

A camada lipídica conta com uma barreira oleosa, a camada aquosa contém enzimas e anticorpos com atividade bactericida e a camada de mucina protege a córnea e facilita a distribuição uniforme das lágrimas pela superfície.

A combinação dessas camadas faz com que a lágrima trabalhe adequadamente para proteger os olhos e evitar o atrito entre a córnea e a pálpebra. Entretanto, algumas pessoas, podem produzir lágrimas com excesso ou carência de algumas substâncias e assim facilitar o surgimento do olho seco.

Com a ausência da qualidade ou da quantidade da produção de lágrimas, os pacientes podem notar sintomas como:

– Sensação de areia e ardor nos olhos;

– Coceira;

– Olhos vermelhos;

– Visão turva que pode melhorar após piscar;

– Desconforto ao ler, assistir televisão ou utilizar o computador por muito tempo.

A utilização de medicamentos; outras doenças como blefarite, lesões oculares, lúpus, a síndrome de Sjögren e fatores ambientais: excesso de exposição ao sol, ventos, ar condicionado e poluição, também podem favorecer o surgimento da síndrome do olho seco.

Com o surgimento dos sintomas o paciente deve procurar o oftalmologista que realizará exames oculares como o teste de Shirmer para avaliar o volume secretado de lágrimas e realizar testes com corantes a fim de verificar a qualidade delas.

Tratamento para Olho Seco

Após diagnosticada, a síndrome do olho seco geralmente requer um tratamento feito com colírios de lágrima artificial. Entretanto, pode ser feito o fechamento de um ou mais dutos lacrimais ou o uso de lentes de contato específicas. Fatores que variam dependendo do paciente e do oftalmologista.

Importante ressaltar que existem colírios que são vendidos para aliviar os olhos, mas podem conter substâncias que se utilizadas de maneira inadequada podem agravar o quadro e até mesmo causar outras doenças oculares.

Por isso, em casos de desconforto consulte seu oftalmologista e sempre siga a prescrição dada por ele.