Visão turva ou embaçada: o que pode ser?

Prevenção ao ceratocone é coisa séria!
Prevenção ao ceratocone! Conheça a campanha Junho Violeta
17 de junho de 2020
dor de cabeça e problemas de visão: qual a relação?
Dor de cabeça e problemas de visão: o que esta relação significa?
1 de julho de 2020
Visão embaçada ou turva? Saiba o que pode estar acontecendo

Visão turva ou embaçada pode indicar doenças oftalmológicas ou patologias em outras regiões do nosso corpo, mas que se manifestam através deste sintoma ocular.

Tem sentido sua visão turva ou embaçada de forma parcial ou total?

Este episódio pode acometer os dois olhos ou apenas um. Além disso, é possível que a visão fique embaçada apenas em partes, seja na região central ou periférica.

Quais problemas oftalmológicos a visão turva ou embaçada pode indicar?

Os casos mais comuns são provenientes de problemas refrativos, como hipermetropia, miopia, presbiopia e astigmatismo, permitindo solução simples por meio de óculos de grau. Em casos de grau elevado destes erros de refração, a cirurgia a laser é recomendada.

Catarata e glaucoma também são doenças que podem ter a visão turva como sintoma, neste caso, esse tipo de desconforto costuma ser progressivo, ou seja, começa fraco no início e evolui até que a visão fique cada vez mais difícil.

Por último – mas não menos importante- , podemos mencionar a retinopatia diabética que tem como sintoma a visão embaçada.

Neste caso, a retinopatia é uma doença ocular grave e que pode levar à cegueira, sendo causada por um mau controle do diabetes. Portanto, é imprescindível buscar tratamento para os olhos e para o diabetes em conjunto.

Causas menos comuns para o sintoma:

Na gravidez, é possível que exista um descontrole do diabetes de forma ocasional, o que pode promover uma visão embaçada. Pessoas com ceratocone (doença degenerativa da córnea), uveítes e outras inflamações também podem apresentar o mesmo sintoma.

Além dos já citados, quais outras patologias podem dar este sinal através dos olhos?

Problemas neurológicos podem ser responsáveis por visão embaçada ou turva, principalmente quando estes episódios acontecem de forma repentina. Por isso, não hesite em buscar a opinião de um médico neurologista ou atendimento emergencial neste momento.

Estou me sentindo desta forma. O que eu faço?

É importante frisar que o ideal é que haja acompanhamento oftalmológico anual tanto para pessoas com sintomas visuais como para pessoas sem nenhum sintoma ou queixa ocular. Isso se faz necessário para que exista acompanhamento e usual descobrimento de doenças silenciosas.

Entretanto, caso sinta esse tipo de desconforto, busque seu médico oftalmologista com urgência para que o tratamento seja aplicado rapidamente e o problema resolvido.

Precisando de oftalmologista em Bauru e região?

Entre em contato com a nossa equipe! Possuímos estrutura completa para cuidar de você.