Visão subnormal: sua relação com cuidados básicos e saúde ocular
29 de outubro de 2018
Ceratoconjuntivite Vernal: causas, sintomas e tratamento.
14 de novembro de 2018

Assim como qualquer outro objeto que utilizamos com frequência, as lentes dos óculos necessitam de manutenção moderada, já que estão propensas a fatores externos como poeira, quedas e arranhões que podem prejudicá-las.

Além disso, quem necessita de óculos deve visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para verificar se os graus continuam os mesmos, pois caso contrário, haverá a necessidade de encomendar novas lentes.

Na infância, é preciso ter atenção especial, pois qualquer desajuste ou má qualidade dos óculos pode prejudicar diretamente o desenvolvimento visual, que o ocorre aproximadamente até os 10 anos.

Os óculos comercializados em farmácias não são recomendados pelos especialistas, pois em geral esses acessórios não têm os graus adequados ou a qualidade óptica dos óculos confeccionados em laboratórios.

É importante ressaltar também que não existe uma periodicidade exata para verificar seus óculos, a necessidade varia de acordo com cada paciente e depende da velocidade da progressão de doenças oculares.

Os óculos de sol também necessitam de troca quando atingirem dois anos de uso. Um estudo realizado pela USP apontou que a exposição dos óculos aos raios ultravioletas pode enfraquecer a proteção das lentes e oferecer perigo aos olhos que ficam muito tempo expostos aos raios UV.

Fique atento a sintomas como dores de cabeça, falta de nitidez e cansaço visual, pois eles podem indicar a necessidade de trocar as lentes do seus óculos e não abra mão de visitar o oftalmologista, principalmente se você sofrer de condições como: diabetes, glaucoma, ceratocone e miopia com grau maior que seis.