Ceratocone: como identificar e tratar?

Para curtir o verão com saúde é preciso cuidar dos olhos!
Verão e os cuidados com a saúde ocular!
10 de janeiro de 2020
Você sabe quais são as doenças que podem se manifestar nos olhos?
Doenças podem ser diagnosticadas através dos olhos
22 de janeiro de 2020
O ceratocone faz com que os olhos assumam um formato cônico.

Você sabe o que é ceratocone?

Ceratocone é uma doença genética e que exige diagnóstico, acompanhamento e tratamento constantes. Essa patologia se carateriza principalmente pela deformidade que ela causa na estrutura da córnea.

A córnea consiste em uma membrana transparente localizada na parte anterior dos nossos olhos, ou seja, a parte da frente. Com essa patologia, a córnea fica progressivamente com um formato cônico, bicudo (por isso o nome ceratocone).

Essa condição faz com que a pessoa com ceratocone tenha graus elevados de astigmatismo e miopia, consequentemente apresentando bastante dificuldade em enxergar.

Sintomas como dores de cabeça, visão dupla e/ou borrada e coceira nos olhos são relatados com frequência.

Geralmente, a doença se manifesta na adolescência. Com o tratamento correto, é possível frear o desenvolvimento da doença, gerando maior qualidade de vida para o paciente.

 

Como é feito o diagnóstico?

Para o diagnóstico do ceratocone é necessário realizar exames oftalmológicos, como paquimetria ultrassônica e topografia corneana. O primeiro exame serve para medir a espessura da córnea. Já o segundo, analisa a curvatura da membrana.

Com o diagnóstico correto, é indicado que o tratamento seja iniciado o quanto antes e existem várias opções de acordo com o grau da doença.

 

Como tratar o ceratocone?

No tratamento do ceratocone, é pouco indicado o uso de óculos de grau, pois nem sempre são suficientes para correção da visão. A alternativa mais comum costuma ser a das lentes de contato.

Entretanto, as lentes de contato para quem tem a doença são um pouco diferentes das gelatinosas comuns as quais a maioria das pessoas já está habituada.

Nestes casos, é necessário o uso de uma lente rígida. Ela ajuda a córnea a se manter firme e evita a progressão da deformidade.

No início, o uso pode causa um pouco de incômodo, mas as lentes rígidas conferem maior conforto e segurança para o paciente com ceratocone.

Também existe a possibilidade de fazer o crosslinking. O crosslinking é um procedimento cirúrgico que consiste na aplicação de riboflavina (vitamina B2) na córnea.

Isso faz com que a córnea, antes “mole” e mais propensas à deformidades, fique mais rígida, controlando a evolução da doença.

Ainda em relação a procedimentos cirúrgicos, um anel para ceratocone pode ser uma alternativa e você pode ler um pouco mais sobre o procedimento no nosso blog, basta clicar aqui!

Em último caso, para quadros mais avançados da patologia, pode ser necessário um transplante de córnea.

Sente algum dos sintomas mencionados acima? Busque pelo seu oftalmologista o quanto antes e lembre-se de que as consultas de rotina são muito importantes para evitar a progressão de doenças como essas.

Aqui no Instituto de Olhos Marques você encontra profissionais capacitados e médicos oftalmologistas especialistas em doenças da córnea. Para agendar sua consulta ou procedimento, basta entrar em contato conosco.

Até a próxima semana!