Acidente ocular? Não espere para buscar ajuda
Acidente ocular: o que fazer?
6 de maio de 2020
coronavírus e os olhos
Higiene ocular contra o COVID-19
20 de maio de 2020
coçar os olhos é um mau hábito!

Coçar os olhos faz mal?

Qual a razão para coçarmos os olhos?

Está sendo incontrolável levar as mãos aos olhos? Saiba que essa coceira pode ocorrer por diversos motivos. Os principais são alergias, mudanças climáticas bruscas, conjuntivites ou até mesmo cansaço.

Por que coçar os olhos é um hábito a ser mudado?

A gente sabe que nem sempre dá para evitar! Estamos mais acostumados do que deveríamos a colocar as mãos nos olhos para aliviar alguma coceira ou desconforto. Continua lendo esse texto que a equipe do Instituto de Olhos Marques vai te explicar porque vale a pena interromper essa atitude.

Este tipo de prática é sim bastante prejudicial para os olhos, principalmente se feito com frequência. Isso acontece pois o ato de comprimir e esfregar o olho pode causar lesões e deformidades na córnea (parte anterior dos olhos), causando problemas como ceratocone (deformidade na córnea) ou até mesmo descolamentos.

Além disso, caso as mãos não estejam corretamente higienizadas, há riscos de uma simples coceirinha se tornar uma infecção ou inflamação ocular. Inclusive, aí vai um lembrete super importante: enquanto estamos passando por uma pandemia global de coronavírus, não coce e nem leve as mãos aos seus olhos pois esse hábito pode te infectar com o COVID-19.

Como tratar esse problema?

Na verdade, o que deve ser tratado é a raiz do problema. É algo relacionado a alergias? Então é importante resolver a alergia primeiro. Portanto, se você não sabe o que está ocasionando a coceira, é importante visitar o oftalmologista para que ele te direcione para o profissional adequado ou tente resolver sua situação.

Observe se vermelhidão, secura nos olhos e outras irritabilidades acontecem em conjunto com a coceira e, em seguida, informe ao oftalmologista.

Precisou dos nossos serviços? Entre em contato com nossa equipe para receber tratamentos e consultas oftalmológicas em Bauru e região!