A gravidez pode alterar minha visão?

Coronavírus: quase tudo o que você precisa saber!
Coronavírus (COVID-19): perguntas, respostas e dicas!
18 de março de 2020
Glaucoma pode causar cegueira irreversível
Glaucoma: o que você precisa saber?
1 de abril de 2020
Alterações visuais na gravidez

A resposta é sim!

Na gestação, a mulher passa por um período de mudanças constantes, sejam elas físicas ou psicológicas. Nesse período, também podem acontecer alterações visuais.

Mudanças hormonais, de metabolismo ou circulação podem modificar de forma temporária ou definitiva o funcionamento dos olhos. Isso acontece pois há aumento da produção de um hormônio chamado progesterona.

A progesterona é basicamente a responsável por manter o bebê no útero no período da gravidez, evitando abortos espontâneos. Portanto, após a 8ª semana de gestação, a produção desse hormônio é intensificada.

Entretanto, esse excesso pode afetar o colágeno da nossa córnea, uma membrana transparente posicionada na parte posterior dos nossos olhos, bem “na frente” da nossa íris. A córnea funciona como uma lente, nos ajudando a enxergar.

Por esse motivo, tudo o que afeta a nossa córnea, afeta diretamente a forma como enxergamos.

Quais as mudanças na visão durante a gravidez?

As mais comuns são:

Síndrome do Olho Seco

A Síndrome do Olho Seco costuma surgir assim que a gestação termina. Essa condição consiste em uma produção de lágrimas sem os nutrientes necessários para a lubrificação adequada dos olhos. Por isso, lágrimas podem ser produzidas até mesmo em excesso, na intenção de solucionar o problema. Os sintomas mais comuns são lacrimejamento, coceira e vermelhidão ocular.

Alterações no grau

Essa aqui intriga muita gente! É possível nunca ter precisado de óculos antes e passar por alterações refrativas na gravidez? Sim, é super possível. As alterações na rigidez da córnea e no cristalino dos olhos geram erros refrativos como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Na maior parte dos casos, esse problema acaba assim que a gestação tem fim, mas em alguns casos o quadro pode ser definitivo. Os sintomas mais recorrentes são tonturas e dores de cabeça.

Sensibilidade à luz

A sensibilidade à luz pode surgir na gravidez como um sintoma de enxaqueca e costuma desaparecer logo que o bebê nasce. Isso acontece por alterações hormonais na córnea.

Visão embaçada

A visão embaçada deve ser acompanhada de perto pelo médico oftalmologista pois pode ser um sinal de hipertensão.

Sintomas do diabetes gestacional

Podendo ser adquirido na gestação, o diabetes pode causar problemas graves, como retinopatia diabética e glaucoma. O sintoma mais frequente é o da visão embaçada.

Fonte: CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia)

O que fazer nestes casos?

Como você pode perceber, as alterações visuais muitas vezes têm sintomas parecidos, como visão embaçada.

Por isso, o Instituto de Olhos Marques recomenda que você, ao apresentar problemas de visão na gravidez, busque pelo seu obstetra e médico oftalmologista imediatamente.

Dessa forma, será feita uma avaliação médica afim de diagnosticar o que pode estar acontecendo para que a melhor alternativa de tratamento seja adotada.

Precisou dos nossos serviços em Bauru e região? Entre em contato conosco através do telefone fixo, Facebook, Instagram ou WhatsApp.

Possuímos equipe de médicos e enfermeiros preparados para receber você!