Dor de cabeça e problemas de visão: o que esta relação significa?

Visão embaçada ou turva? Saiba o que pode estar acontecendo
Visão turva ou embaçada: o que pode ser?
24 de junho de 2020
Porque os olhos incham quando choramos?
Por que os olhos incham quando choramos?
8 de julho de 2020
dor de cabeça e problemas de visão: qual a relação?

Dor de cabeça e problemas de visão podem estar intimamente ligados.

Por que os problemas oculares causam dores de cabeça?

Este tipo de desconforto acontece pois nossos olhos possuem um estrutura chamada cristalino. O cristalino, em conjunto com outros elementos presentes no olho, possibilita a visão de maneira adequada.

O cristalino se mantém preso no olho através de músculos, chamados músculos ciliares. Quando o paciente está com problemas refrativos – como hipermetropia, miopia e astigmatismo -, é normal que esta musculatura ao redor do cristalino acabe se contraindo e relaxando repetidas vezes.

Este tipo de esforço contínuo é causado na intenção de enxergar um pouco melhor, o que popularmente chamamos de “forçar a vista” e pode nos deixar com dores na região dos olhos, o que pode refletir em desconforto na cabeça, resultando em ligação direta entre dor de cabeça e problemas de visão.

O que devo fazer para encerrar este desconforto?

Nestes casos, o ideal é buscar ajuda de um médico oftalmologista. Na verdade, a melhor opção seria frequentar o oftalmo ao menos uma vez ao ano e atenção: este conselho é válido inclusive para pessoas que nunca usaram óculos e que não têm queixas oculares.

Portanto, busque acompanhamento para que haja um diagnóstico precoce de doenças silenciosas, possibilitando tratamentos mais tranquilos.

Cheguei ao consultório. E agora?

Aqui no Instituto de Olhos Marques, possuímos estrutura completa para que você seja examinado antes mesmo de entrar no consultório. Assim, o doutor já saberá por qual caminho seguir ao longo da consulta.

Estamos atendendo a população de Bauru e região desde 1993, buscando constantes melhorias em nossa equipe e estrutura para servir você e sua família! Entre em contato com a gente e agende sua visita.

Nossa equipe médica

A equipe do Instituto de Olhos Marques possui enfermeiras, médicos oftalmologistas e ortoptistas capacitados. Nossas especialidades abrangem casos relacionados à: catarata, retina, córnea, estrabismo. Além disso, a clínica possui estrutura para realização de cirurgias e exames complementares.