Por que os olhos incham quando choramos?

dor de cabeça e problemas de visão: qual a relação?
Dor de cabeça e problemas de visão: o que esta relação significa?
1 de julho de 2020
Oftalmologista em Bauru
Oftalmologista em Bauru e região
24 de julho de 2020
Porque os olhos incham quando choramos?

Porque os olhos incham quando choramos?

Primeiro, vamos começar falando um pouquinho sobre a causa do inchaço ocular em questão: o choro.

O choro é uma ferramenta de comunicação importantíssima aos seres humanos desde o nascimento, se você já teve contato com um bebê, sabe do que estamos falando.

O ato de chorar pode expressar raiva, tristeza ou até mesmo alegria e é completamente normal, não sendo nocivo aos olhos de forma alguma. Porém, após um episódio de choro, muitas pessoas se queixam de inchaço ocular.

Quando a gente chora…

…diversos fatores podem contribuir para inchaços e “bolsinhas” abaixo dos olhos, por isso, começamos esse texto com um alerta: não coce ou esfregue o olho ao chorar.

Essa atitude, apesar de automática para muitas pessoas, pode ser prejudicial aos olhos por conta da pressão feita sobre a córnea, membrana fina posicionada na parte anterior dos nossos olhos. Inclusive, coçar os olhos em excesso pode desencadear ou causar ceratocone; todo cuidado é pouco!

Além disso, quando choramos os nossos músculos faciais se tencionam por alguns momentos. Essa tensão muscular pode contribuir para inchaços não só nos olhos, mas na face como um todo.

E, por fim, o mais óbvio: normalmente, nossos olhos já possuem lágrimas. Elas servem para que a gente consiga manter a saúde ocular em dia e a superfície do olho bem lubrificada. Mas quando a gente chora, essas lágrimas passam a ser produzidas em excesso.

Por que os olhos incham quando choramos?

É importante falar que as lágrimas do choro são menos salgadas e possuem a composição um pouco diferente do habitual. Apesar disso, especialmente pela quantidade considerável do fluido, as lágrimas inundam os tecidos ao redor dos olhos, resultando em inchaço.

Como evitar o inchaço causado pelo choro?

Não leve as mãos aos olhos e nem fique apertando o olho. Isso já ajuda muito! Mas nem sempre é o suficiente, não é?

Neste caso, você pode fazer compressas de água fria para amenizar o aspecto cansado e avermelhado dos olhos.

Agora, por último mas não menos importante: se hidrate! Beber bastante água faz com que as bolsas abaixo dos olhos diminuam de forma considerável.

Precisando de oftalmologista em Bauru e região que atenda pela Unimed?

Aqui no Instituto de Olhos Marques você encontra isso e muito mais! Cobrimos Unimed, Cassi, Cabesp, São Francisco e Apas. Entre em contato com a gente e agende sua consulta.