A luz azul do celular afeta nossa saúde. Mito ou verdade?

O que é cegueira noturna?
Cegueira noturna: o que é?
24 de agosto de 2020
Não usar os óculos faz o grau aumentar?
Não usar os óculos faz o grau aumentar?
10 de novembro de 2020

A Luz Azul do celular pode prejudicar nossos olhos?

A luz azul do celular afeta nossa saúde. Mito ou verdade?

Existem alguns mitos acerca da oftalmologia. Aqui no blog do Instituto de Olhos Marques, por exemplo, você já descobriu que costurar não desgasta os olhos e ler na penumbra não faz com que precisemos usar óculos, certo?

O mesmo vale para o uso das telas presentes em computadores, notebooks, tablets e celulares, as quais não prejudicam nossa saúde ocular por si só.

Porém, é necessário que haja moderação no uso diário destes aparelhos, além disso, é importante se lembrar de piscar repetidamente para lubrificar os olhos de maneira adequada ao longo do dia, principalmente para evitar doenças como a Síndrome do Olho Seco.

Entretanto, não é só o uso contínuo de celulares e afins que pode prejudicar nossa visão! Usar estes aparelhos antes de dormir também pode alterar nossa saúde consideravelmente.

A luz azul do celular atrapalha nosso sono? É verdade!

Isso acontece, pois, este tipo de tela eletrônica emite o que chamamos de “Luz azul”. A luz azul é um espectro de luz invisível a olho nu, mas não se engane, ela existe!

Quando captamos a luz azul através de nossos olhos e a enviamos ao cérebro, ele muitas vezes se confunde e entende que é dia.

Portanto, quando usamos o celular antes de dormir, nosso cérebro não assimila que é hora de descansar e interpreta aquele momento como de vigília (ficar acordado), atrapalhando a qualidade do nosso sono.

A falta de sono é capaz de impactar a saúde do nosso corpo e mente, agravando quadros de estresse, ansiedade, síndrome de Burnot – causada por estresse relacionado ao excesso de trabalho – e outros quadros psicossomáticos.

Por isso, busque se desconectar de aparelhos que emitam luz azul algumas horas antes de ir dormir e evite usá-los durante a madrugada, em intervalos de sono.

Precisando de atendimento oftalmológico em Bauru e região? Entre em contato com a equipe do Instituto de Olhos Marques!