pinguécula e pterígio: o que são?
Pinguécula e pterígio: o que são?
19 de fevereiro de 2020
Cegueira temporária pode ser causada por uso de celular
Luz do celular pode causar cegueira temporária
4 de março de 2020

A córnea é uma membrana transparente, responsável pela proteção do globo ocular e localizada na parte posterior dos olhos (parte da frente). Quando há inflamação desta membrana, chamamos de ceratite.

Quais as causas da doença?

A ceratite é uma inflamação causada por micro-organismos e acontece em diversas situações.

As motivações para a doença podem ser: traumas oculares, excesso de exposição à luz solar, uso indevido de medicamentos, uso incorreto de lentes de contato, falta de cuidados após cirurgias oftalmológicas, alergias ou como consequência de outras doenças, como doenças autoimunes.

Sintomas da ceratite:

Os sintomas da ceratite podem ser observados como dor intensa nos olhos, vermelhidão, sensação de corpo estranho (como se algo estivesse grudado nos olhos), lacrimejamento, visão embaçada e sensibilidade à luz.

No consultório médico, alguns exames são feitos para que haja diagnóstico correto da ceratite e identificação dos micro-organismos causadores da inflamação.

Tratamentos podem variar

Cada caso é um caso. Existe possibilidade da ceratite ser causada por traumas oculares, problemas como medicamentos, vírus e bactérias. Além disso, existem também níveis da doença.

O tratamento pode incluir raspagem da córnea e uso de colírios. Por isso, é imprescindível agendar consulta com um médico oftalmologista para que haja diagnóstico e tratamento adequados para o seu caso.

É importante lembrar que a ceratite precisa de tratamento urgente. Por esse motivo, não espere para buscar ajuda oftalmológica, pois as complicações da doença podem causar perfurações na córnea e, em casos extremos, perda de visão.

Mas a gente pode te dar algumas dicas de como evitar esse tipo de desconforto. Anota aí!

Dicas para evitar a ceratite

Tenha cuidado com suas lentes de contato. Cuide super bem das suas lentes, da higienização delas e do estojinho. Lembre-se de não dormir ou nadar usando as lentes de contato porque estes hábitos resultam em infecções perigosas nos olhos.

Não use colírios sem prescrição médica. Caso haja indicação do seu oftalmo para tratamentos com colírios, siga corretamente as instruções dadas por ele. Nada de exceder o tempo de uso ou a quantidade em gotas!

Não exagere na exposição ao sol. Isso vale como uma dica que vai além do cuidado com os olhos pois sua pele também pode ser prejudicada por excesso de sol. É importante aliar protetor solar, óculos de sol de boa qualidade e períodos de pouca exposição solar. Além disso, não use lentes de contato em praias e piscinas.

Precisa fazer uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) no seu trabalho? Não deixe de usar, já que as faíscas e chamas podem prejudicar sua córnea.

Ficou com alguma dúvida? Aqui no Instituto de Olhos Marques possuímos toda a estrutura para diagnosticar e tratar a ceratite. Entre em contato conosco e agende uma consulta.

Até a próxima semana!