Cuidados com a visão na volta às aulas!

Câncer no olho pode ser detectado através de smartphones
28 de julho de 2017
Retinopatia diabética
9 de agosto de 2017

Nesta volta às aulas, fique atendo ao rendimento do seu filho

O recesso de julho terminou e com ele, a rotina de volta às aulas é retomada. Por falar nisso, como está a visão de seu (sua) filho (a)?

Dados apontam: de 10 a 15% das crianças que se encontram na faixa etária escolar, desenvolvem problemas oculares. Tal fato pode, inclusive, influenciar tanto no comportamento quanto no desempenho acadêmico destes alunos.

É preciso estar sempre atento (a) aos menores sinais de desconforto nos olhos, e até mesmo, quando não há indícios de nenhum distúrbio ou anormalidade. A saúde ocular infantil deve ser incentivada sempre, para assim, garantir o mais rápido o tipo de tratamento ideal, quando necessário, evitando maiores problemas na idade adulta.

Volta às aulas: ótima oportunidade de conferir como está a saúde ocular infantil

A retomada das aulas é um momento oportuno para levar as crianças até o médico oftalmologista de sua confiança e realizar um completo check-up oftalmológico.

É comum, por exemplo, que algumas crianças apresentem quadro de miopia, caracterizado pela necessidade de se aproximar demasiadamente de um objeto para que se possa enxerga-lo.

Como esta disfunção causa maiores dificuldades para ver bem a longas distâncias, muitas crianças passam a se isolar, quando as outras vão brincar ao ar livre, por exemplo.

Outro problema comum que atinge a saúde ocular infantil é a hipermetropia. Além de provocar desatenção durante a leitura, as crianças acometidas de hipermetropia cansam mais rápido e ficam sonolentas, o que atrapalha o desenvolvimento escolar.

Há casos em que este problema se instaura em apenas um dos olhos, o que torna ainda mais difícil um diagnóstico, pois o comportamento apresentado pela criança é extremamente normal, sem demonstrar indícios do problema.

Saúde ocular infantil: ajuda profissional é fundamental

Grande parte das crianças são incapazes de mensurar se tem ou não, algum problema de visão. Vistas embaçadas, dificuldade em enxergar bem, são sintomas ignorados pela maioria dos pequenos.

Exatamente por isso, a exigência de algumas escolas, em realizar exames oftalmológicos, é de suma importância para lidar com esta questão da saúde ocular infantil.

Quantos antes o problema for identificado, mais chances de cura e tratamento eficaz são possíveis.

Desta forma, evita-se maiores problemas visuais na idade adulta, e otimiza-se seu aprendizado e desenvolvimento escolar.

Portanto, não perca tempo e invista na saúde ocular e bem-estar de suas crianças. Visite o médico oftalmologista regularmente e promova melhor qualidade de vida ao seu (sua) filho (a).

A recomendação para os pais é que as crianças em idade escolar visitem o oftalmologista anualmente para prevenir doenças oculares a garantir o bom desenvolvimento escolar.