Câncer no olho pode ser detectado através de smartphones

Cuidados com o uso de maquiagens: elas podem afetar a saúde visual
25 de julho de 2017
Cuidados com a visão na volta às aulas!
3 de agosto de 2017

Muitos não sabem, mas um tipo de câncer ocular pode ser detectado através da câmera de um smartphone.

Um caso bem conhecido foi divulgado pela rede de TV ABC News. Segundo a fonte, uma mãe diagnosticou um tipo de tumor em seu filho, Avery, por meio da câmera de um smartphone. De acordo com Julie Fitzgerald, mãe da criança, ela conheceu uma campanha realizada pela Childhood Eye Cancer Trust – especialista em tumores oculares.

A campanha promove a utilização dos smartphones com o objetivo de diagnosticar a doença. Com isso, Julie fotografou o seu filho e percebeu que uma mancha persistia em aparecer no globo ocular esquerdo do garoto após as fotos realizadas. Depois de observar as fotos, a mãe optou por levar Avery ao médico, que confirmou a doença: retinoblastoma.

O retinoblastoma é um câncer ocular que se desenvolve na retina e é mais comum acometer crianças. Ele pode ser identificado por fotografias digitais com flash devido a sua viscosidade, formato e composição molecular, que refletem a luz incidente no olho.

Câncer no olho: Retinoblastoma – Tipos

Há dois tipos de retinoblastoma: unilateral ou bilateral.

O retinoblastoma unilateral acomete apenas um olho. Já o retinoblastoma bilateral afeta os dois olhos.

O retinoblastoma é um tumor hereditário e bastante agressivo e se não for tratado rapidamente, o indivíduo corre o risco de cegueira ou até mesmo morte.

Câncer no olho: Retinoblastoma – Causas

As causas exatas do tumor ainda não são conhecidas por completo, porém, conforme dados registrados no Hospital Santa Marcelina, 40% dos casos são hereditários. As ocorrências esporádicas não têm uma origem defina. Há somente algumas hipóteses, no entanto, não comprovadas, como por exemplo, a relação com o vírus HPV, que também gera o câncer de colo de útero.

Câncer no olho: Retinoblastoma – Sintomas

O principal sintoma do retinoblastoma é a leucocoria – reflexo branco na pupila. Essa mancha branca aponta que uma fonte luminosa incide sobre a superfície do câncer e impede a passagem de luz. Não havendo a passagem da luz para o centro da visão do cérebro, as vias óticas não de desenvolvem e atrofiam.

Outros sintomas do retinoblastoma são:

– Inflamações oculares;

– Dificuldade visual;

– Estrabismo;

– Conjuntivite;

– Fotofobia (extrema sensibilidade a luz).

Câncer no olho: Retinoblastoma – Tratamento

As alternativas de tratamento para o retinoblastoma são:

– Quimioterapia intra-arterial;

– Quimioterapia intravitrea;

– Quimioterapia sistêmica;

– Cirurgia.

Se você observar alguma alteração nos olhos de seu/sua filho (a) procure um médico oftalmologista e faça os exames necessários.