Cuidados com o uso de maquiagens: elas podem afetar a saúde visual

Cuidados com o uso de celulares e tablets
24 de julho de 2017
Câncer no olho pode ser detectado através de smartphones
28 de julho de 2017

Colorful eye makeup. Cropped close up shot of blue eye of a woman wearing professional multicolored makeup with brown bronze orange and green shades and black eye liner fashion makeup eye shadow macro

É possível observar aqui no Brasil que cada vez mais os indivíduos gastam com cosméticos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o Brasil é considerado o terceiro maior mercado global de produtos desse gênero.

A agência de pesquisa Nilsen concluiu que as vendas de itens de higiene e cosméticos têm crescido muito. Com esse crescimento é necessário pensar na qualidade dos artigos que são adquiridos, como por exemplo, maquiagens voltadas para a região dos olhos.

Sendo assim, é importante ter cuidados com o uso de maquiagens, pois as mesmas podem afetar a saúde ocular. A seguir, veja alguns cuidados necessários ao utilizar maquiagem na área dos olhos.

Cuidados com o uso de maquiagens: não utilize maquiagem em excesso

Ao utilizar maquiagem em excesso, há a possibilidade de acúmulo da mesma na região dos olhos. Como consequência pode haver uma inflamação nas pálpebras, a blefatite.

– Por que isso ocorre?

O acúmulo da maquiagem se calcifica dentro da pálpebra, gerando inchaço, dores e desconforto. Visto isso, se faz importante retirar todo o produto antes de dormir.

– Como remover a maquiagem?

Utilize um demaquilante hipoalérgico e depois lave todo o rosto com um sabonete facial. Para evitar inflamações oculares é ideal lavar os olhos com soro fisiológico. Dessa forma, não haverá prejuízos na região dos olhos, como a síndrome do olho seco, irritações oculares e até mesmo uma conjuntivite tóxica ou alérgica.

Cuidados com o uso de maquiagens: não compartilhe maquiagens

O mal hábito de compartilhar maquiagem pode transmitir micro-organismos que geram conjuntivite e infecção nos olhos.

Cuidados com o uso de maquiagem: tenha cuidado ao aplicar a maquiagem na área ocular

É necessário ter cuidado no momento de aplicar delineador, rímel e lápis de olho. Muitas vezes pode ocorrer de substâncias estranhas entrarem em contato com os olhos.

– O que ocorre quando substâncias estranhas entram em contato com os olhos?

Há prejuízos como:

– Risco de obstrução do canal lacrimal;

– Infecção;

– Risco de cegueira ou baixa visão.

Cuidados com o uso de maquiagem: não utilize maquiagem com data de validade vencida

Os oftalmologistas aconselham a não fazer uso de maquiagem vencida.

– O que ocorre ao utilizar maquiagem vencida?

Ao utilizar a maquiagem com data de validade vencida, a mucosa ocular é prejudicada por bactérias que geram inflamações nessa região.

Sempre que possível, antes de utilizar a maquiagem observe os seguintes fatores:

– Cor;

– Cheiro;

– Textura.

Ao seguir todas essas dicas de maneira correta, você evitará problemas e terá uma visão saudável.