Hipertireoidismo e a visão

Estrabismo infantil tem tratamento
Estrabismo infantil: quais os sinais?
16 de janeiro de 2019
Afinal, as doenças oculares são hereditárias?
30 de janeiro de 2019
Como o hipertireoidismo pode afetar sua visão?

Como o hipertireoidismo pode afetar sua visão?

O hipertireoidismo é a disfunção da glândula tireoide, órgão do sistema endócrino localizado na região anterior do pescoço ao redor da traqueia.

Este órgão regula a função de outros órgãos indispensáveis como: cérebro, fígado, coração e rins.

Os pacientes com essa doença produzem hormônios em excesso, mais especificamente o T4 (triiodotironina) e T3 (tiroxina).

Sintomas do hipertireoidismo

São várias as causas que podem resultar no hipertireoidismo e a mais comum entre elas é a Doença de Graves, uma condição onde o sistema imunológico provoca a alteração da tireoide.

Essa doença pode trazer sintomas mais frequentes nos olhos como: dor na movimentação, fotofobia, olhos vermelhos e saltados.

Além da forma tradicional da Doença de Grave, existe também uma variação específica que afeta a visão, conhecida como Oftalmopatia de Graves (OG).

Ela consiste em uma alteração da órbita causada na maioria das vezes pelo hipertireoidismo, podendo também estar ligada a demais fatores como stress e fumo.

A Oftalmopatia caracteriza-se pela proptose, ou seja, o deslocamento do globo ocular para frente em um ou nos dois olhos.

A causa desse movimento pode ser resultado do espessamento dos músculos oculares ou pelo acúmulo anormal de gordura na parte de trás dos olhos.

Por isso, ambos os fatores podem fazer com que o globo ocular movimente-se para frente causando sintomas que variam de acordo com o grau de infiltração tecidual do paciente.

Alguns destes sintomas são: lacrimejamento ou sintomas de olho seco e nos casos mais graves: visão dupla, perda da visão e úlcera de córnea.

Diagnóstico e tratamento

Quando necessário, são realizados exames laboratoriais e de imagem, caso contrário o próprio médico oftalmologista realiza o diagnóstico com base no quadro clínico exposto pelo paciente.

Poderão ser utilizados anti-inflamatórios para pacientes na fase inflamatória e naqueles com proptose severa, a opinião dos especialistas diverge sobre a descompressão cirúrgica precoce.

Porém, é importante ressaltar que o tratamento da OG deve ser realizado juntamente com o oftalmologista e endócrino que definirão o tratamento mais adequado para o paciente.

Por isso, sempre consulte um profissional de saúde da sua confiança ao sinal de qualquer desconforto e fique atento a sintomas incomuns.

Precisou dos nossos serviços? Entre em contato conosco!