Mitos e verdades sobre a higiene de teus olhos

Como o clima influencia a saúde do olho
27 de junho de 2017
Conheça as Alergias Oculares Mais Comuns
5 de julho de 2017

Cuidar da saúde ocular é um hábito obrigatório e essencial, pois, dessa forma, evita-se doenças e infecções oculares, como por exemplo, conjuntivite, terçol, herpes ocular, glaucoma, catarata, etc.

Porém, quando se trata da higiene dos olhos muitas dúvidas surgem em relação a maneira correta de praticá-la. Sendo assim, confira a seguir alguns mitos e verdades sobre a higienização dos olhos.

Higiene ocular: Ao lavar o rosto os olhos ficam limpos.

Verdade. Na maior parte sim, porém quando o indivíduo tem a tendência de possuir uma pele oleosa é necessário higienizar a área ao redor dos olhos duas vezes por dia. Dessa forma, secreções secas e impurezas são removidas e o risco de desenvolver uma conjuntivite ou irritação nos olhos diminui. Para fazer a limpeza correta é ideal utilizar “cotonetes” umedecidos com óleo ou creme específico para esta região.

Higiene ocular: Dormir sem remover a maquiagem prejudica a saúde dos olhos.

Verdade. Antes de dormir é necessário realizar a remoção da maquiagem dos olhos com demaquilante hipoalergênico. Se a limpeza não for realizada, durante o sono, partículas da maquiagem podem entrar facilmente nos olhos e provocar irritações e inflamações na área ocular.

Higiene ocular: Não se deve coçar os olhos.

Verdade. Mesmo realizando a limpeza frequente das mãos não é recomendável coçar os olhos, pois esse ato gera pequenas lesões dentro dos olhos, causando irritações e infecções. Ao sentir algum incômodo, como ciscos e coceiras, o ideal é lavar os olhos com soro fisiológico.

Higiene ocular: A camomila pode ser utilizada como medicamento caseiro para os olhos.

Mito. A camomila é contraindicada para os olhos, pois possui um efeito secante, além disso, o extrato da camomila contém o pólen de outras flores, o que pode gerar reações alérgicas em alguns indivíduos.

Higiene ocular: Existem “banhos oculares”.

Verdade. Os “banhos oculares” são soros apropriados para lavar os olhos e auxiliar na higienização ocular. Ao realizar esse procedimento é possível refrescar a sensação de olhos irritados e secos. Além disso, os “banhos oculares” atuam na remoção de pólen, corpos estranhos, poeira e produtos químicos.

O soro é encontrado facilmente em farmácias.
Higiene ocular: Influências externas geram doenças inflamatórias nos olhos.

Verdade. Vento, bactérias, poluentes do ar, etc. podem gerar doenças inflamatórias nos olhos. Essas inflamações podem evoluir para doenças que causam danos aos olhos. Em dias de muito vento é ideal utilizar óculos de sol.

Higiene ocular: O uso diário de colírio faz bem à saúde ocular.

Mito. O uso diário de colírio é desnecessário, pois as lágrimas já auxiliam no clareamento e limpeza dos olhos. O colírio deve ser apenas utilizado se for prescrito pelo médico oftalmologista.