O que é hipermetropia?

A diabetes e sua relação com a visão
11 de novembro de 2019
Você sabe os sintomas da pressão intraocular?
Você sabe o que é pressão intraocular?
13 de dezembro de 2019
Hipermetropia: quais os sinais?

A hipermetropia, em uma explicação simplificada, é a dificuldade de enxergar de perto.

Recorrente em crianças, a hipermetropia é um dos problemas oftalmológicos mais comuns na sociedade.

A pessoa com a doença enxerga embaçado tudo que estiver próximo a ela. Neste caso, ela ainda consegue ver bem todo o restante com nitidez, desde que esteja distante dos olhos.

Outras queixas de pessoas com o problema são dores de cabeça, cansaço ocular, sensação de peso nos olhos, ardor, vermelhidão e lacrimejamento ocular.

Isso ocorre pois há uma refração nos raios luminosos que chegam aos olhos, formando a imagem que vemos atrás da retina. O correto é essa imagem ser formada na retina.

Simplificando: o globo ocular, neste caso, é mais “curto” que o normal, havendo diminuição do tamanho antero-posterior do olho.

Sim, a hipermetropia acontece por causa do formato irregular do globo ocular. Uma vez que o formato de um olho perfeito é arredondado.

Geralmente essa má formação no globo ocular é herdada geneticamente de alguém com hipermetropia.

Ela costuma aparecer em crianças, dado que ela está em crescimento e com isso seu globo está aumentado de tamanho. É nesse momento de transição que a doença se manifesta.

O tratamento para a hipermetropia é feito com o uso de lentes convergentes, que possuem a função de direcionar a luz para a retina, onde a imagem deve se formar da maneira correta.

Para uma correção definitiva, o principal procedimento é a cirurgia refrativa com laser.

É sempre importante que uma pessoa com hipermetropia ou outro problema oftalmológico faça acompanhamento constante com um oftalmologista para que ele acompanhe o caso de perto.

Assim é possível analisar sempre a necessidade do uso de um óculos ou lentes de contato, ou mesmo adequando da melhor maneira para quem já faz uso de um deles.

Precisa acompanhar sua hipermetropia e cuidar melhor dos seus olhos? Entre em contato conosco. Atendimentos oftalmológicos em Bauru e região.