óculos protegem os olhos do covid-19
Os óculos protegem os olhos do COVID-19
15 de abril de 2020
Acidente ocular? Não espere para buscar ajuda
Acidente ocular: o que fazer?
6 de maio de 2020
O que pode ser tremor no olho e nas pálpebras?

A sensação de tremor no olho geralmente é um reflexo de algo que está ocorrendo nas pálpebras, o blefaroespasmo. Mas, como uma coisa está bem pertinho da outra, acabamos interpretando o problema como se ele estivesse diretamente nos olhos.

Qual a motivação para o tremor no olho e na pálpebra?

O tremor no olho e na pálpebra é principalmente motivado pelos fatores a seguir:

Excesso de cafeína ou álcool

O excesso destas duas substâncias no nosso sangue pode confundir nossos sentidos, causando espasmos na pálpebra. Por isso, é importante se lembrar de consumir cafeína e álcool com moderação e beber bastante água para se manter hidratado.

Estresse

Quando estamos muito estressados, hormônios como o cortisol, adrenalina e noradrenalina são liberados em excesso, afetando alguns músculos no nosso corpo.

Com as pálpebras, não é diferente, pois os músculos desta região podem ter o funcionamento alterado em razão de desequilíbrios hormonais provenientes do estresse, o que é refletido em forma de blefaroespasmos.

Especialmente em tempos de quarentena, em que todos estão passando por momentos de tensão, é preciso encontrar uma válvula de escape ou ajuda profissional para que o estresse não se torne crônico.

Privação de sono

Se você não conseguiu ter uma ou várias noites de sono adequado, é normal que os seus olhos se sintam muito cansados. Com isso, vermelhidão, sensação de areia nos olhos ou cansaço nas pálpebras podem surgir.

A quantidade ideal de sono para um adulto varia entre 6 e 8 horas por noite.

Falta de vitaminas

A alimentação não balanceada e pobre em nutrientes pode prejudicar o funcionamento dos músculos do nosso corpo, incluindo os das pálpebras.

Por isso, uma dieta rica em vitaminas, sais minerais e com a dose ideal de água por dia pode resolver o problema.

Problemas de visão

Alguns problemas de visão podem apresentar o tremor nas pálpebras como um sintoma. Isso acontece pois nosso olho se força a enxergar corretamente. No final do dia, já dá pra imaginar a forma como os músculos dos nossos olhos estão cansados, certo? Por isso, busque realizar suas consultas no oftalmo ao menos uma vez ao ano.

O tremor é apenas no olho e não nas pálpebras

Caso você ainda não tenha se identificado com as possíveis causas descritas acima e tenha a impressão de que o tremor é apenas no olho, clique aqui e leia um pouco mais sobre nistágmo!

Consulte um oftalmologista para tratar o tremor no olho!

De qualquer forma, ao sentir sintomas como este, é importantíssimo buscar por ajuda oftalmológica.

Aqui no Instituto de Olhos Marques possuímos a estrutura completa para te auxiliar, desde consulta, até exames e cirurgias. Agende seu horário e conheça um pouco mais nossa equipe de enfermagem e de oftalmos em Bauru e região.