3 recomendações para a sua próxima consulta ao oftalmologista

Outubro Rosa
Outubro Rosa
5 de outubro de 2017
Doenças oculares podem ser causadas pelo tabagismo
17 de outubro de 2017

Glasses and eye chart on white background

Responda sinceramente: qual importância você tem dado, em relação à saúde de sua visão? É de extrema relevância se questionar a respeito, afinal, somente com os cuidados e medidas preventivas que será possível manter seus olhos saudáveis e usufruir ao máximo de toda potencialidade visual.

Para tanto, se faz imprescindível realizar consultas com o oftalmologista e assim, evitar que possíveis problemas de visão ocorram. Pensando nisso, nossa equipe pontou de recomendações que te ajudarão a extrair a melhor experiência em relação a próxima consulta que você tiver com o oftalmologista.

Desta forma, você estará melhor preparado e contribuirá com que a consulta seja bem-sucedida, otimizando os cuidados e precauções com sua visão. Quer saber quais são estas recomendações? Te contamos a seguir, confira!

  1. Não tenha receio de perguntar

Para uma consulta de boa qualidade, é essencial que você não se acanhe e faça perguntas para esclarecer suas questões sobre visão.

Ninguém melhor do que o médico oftalmologista para esclarecer suas dúvidas, não é mesmo? Portanto, aproveite esta oportunidade de estar diante de um especialista no assunto. Desta forma, você compreenderá melhor a dinâmica da visão e poderá ter maior clareza quanto aos procedimentos preventivos e tratamentos.

Conhecimento é tudo!

  1. Histórico é fundamental

Outro fator determinante para que a consulta seja plenamente satisfatória é o acesso ao histórico do paciente. Mais do que ninguém, você precisa ter em mente toda sua trajetória neste sentido, ou seja, doenças pré-existentes, histórico de doenças oculares em membros da família, dentre outros aspectos relevantes neste sentido.

Estas informações ajudarão o médico a avaliar de forma mais abrangente a situação do paciente, garantindo assim muito mais chances de evitar o desenvolvimento de doenças oculares, por exemplo.

  1. Mantenha a regularidade das consultas

A dica 3 para encerrar com chave de ouro as recomendações é: faça consultas regulares com o médico oftalmologista, independentemente de ter ou não algum distúrbio ou doença ocular.

Até em situações onde não seja preciso utilizar óculos para executar as correções oculares, é necessário que se vá ao menos uma vez ao ano até o consultório do oftalmologista.

Isto porque há muitas doenças de visão que são silenciosas, ou seja, elas não dão indícios ou apresentam sintomas. Se ficamos em um longo hiato sem fazer o acompanhamento da saúde ocular, estas doenças podem ser percebidas somente quanto já estão desenvolvidas, quando poderiam até mesmo ter sido evitadas.