Doenças oculares podem ser causadas pelo tabagismo

3 recomendações para a sua próxima consulta ao oftalmologista
9 de outubro de 2017
Alergias
Alergias: conheça o inimigo e evite sustos
31 de outubro de 2017

Você sabia que o tabagismo potencializa problemas relacionados à saúde ocular?

Recentes dados divulgados pela revista científica “The Lancet” destacou o fato de que mais da metade das mortes ocorridas em países como Rússia, Índia, China e Estados Unidos, são atribuídas ao cigarro.

Outro estudo sobre o tema, realizado pela Bill & Melinda Gates Foundation e pela Bloomberg Philanthropies¹, destaca que o Brasil ocupa no mundo, o oitavo lugar em número de fumantes absolutos.

Fato é que o tabagismo está intrinsecamente ligado ao surgimento de doenças oculares, e não apenas às complicações comumente mais conhecidas, como por exemplo, doenças cardíacas, respiratórias e câncer.

Tabagismo também interfere na visão

Um exemplo claro dos efeitos do tabagismo na visão: catarata e degeneração macular relacionada à idade. Ambas doenças têm suas chances de desenvolvimento aumentadas em duas vezes, em pessoas com hábito de fumar.

É bom frisarmos que tanto a degeneração macular, quanto a catarata, estão entre as causas de maior incidência, no que diz respeito a desenvolver a cegueira.

Já o glaucoma, apontado como um dos principais fatores de risco para ocasionar a Doença de Graves – que chega a acarretar muitas vezes, na perda do globo ocular, é extremamente agravado no caso de pessoas fumantes.

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios conclui: cerca de 20% da população brasileira com 25 anos ou mais ainda é fumante

Dados revelados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, indicam que aproximadamente 20% da população brasileira com idade de 25 anos o mais, ainda cultiva o vício do cigarro.

Se você está incluído no grupo dos fumantes, cuidado: você faz parte de um grupo de risco, propenso a desenvolver doenças como:

  • Doença de Graves: se trata de uma transformação na glândula tireoide. Com resultado, provoca inchaço no globo ocular, mais precisamente em seus músculos. Desta forma, os olhos parecem saltar, dificultando o simples piscar e levando à cegueira.
  • Degeneração Macular: a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) ocorre com mais intensidade em pessoas acima de 50 anos. É uma lesão na mácula responsável por nos permitir enxergar detalhes com maior clareza. Quem fuma é afetado de forma mais intensa.
  • Queda da pálpebra: doença que prejudica o campo visual, causando ardência nos olhos e constante lacrimejamento.
  • Catarata: a opacificação do cristalino é a principal característica desta doença, em decorrência direta ao tabagismo.
  • Glaucoma: aumento da pressão interna ocular, bem como danos ao nervo óptico, são fatores ligados ao uso do cigarro, potencializados neste contexto.

Que tal marcar uma consulta com seu oftalmologista e buscar ajuda para sair do vício do cigarro? Sua saúde irá agradecer e sua visão também.

¹ Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/04/1873223-cigarro-causa-1-em-cada-10-mortes-no-mundo-e-brasil-e-historia-de-sucesso.shtml

Fotografia por Montypeter – Freepik.com