Alergias: conheça o inimigo e evite sustos

Doenças oculares podem ser causadas pelo tabagismo
17 de outubro de 2017
ESPIRRAR DE OLHOS ABERTOS: É POSSÍVEL?
14 de novembro de 2017
Alergias

Em 2015 uma matéria do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, chamou atenção para a iminente questão das alergias. Com a seguinte chamada “ Metade da população pode ter alergia nos próximos anos, avaliam médicos”, a reportagem alertava que atualmente, uma em cada três pessoas no mundo sofre de algum tipo de alergia.

Causada por vírus e bactérias, conhecer as situações e contextos que desencadeiam as alergias, é uma forma de se proteger e evitar problemas de saúde, tanto oculares, quanto de doenças como rinite, bronquite alérgica, dentre outras.

Alergias oculares exigem atenção especial

Você entra em um ambiente carregado de poeira, cheio de livros, e começa a espirrar ininterruptamente? Os olhos não param de coçar? Estes indícios apontam exatamente para a questão da alergia.

Neste quadro acima, certamente fungos, ácaros e bactérias, presentes no ambiente, são os agentes causadores da alergia.

Substâncias como ácaros, mofo, poeira, pelos e pólen, costumam afetar os olhos, causando intensa coceira, olhos inchados e vermelhos, sensibilidade a luz e lacrimejamento.

Como então, combater estes inimigos da nossa saúde e visão? Fique atento (a) nas dicas a seguir:

  • Ar-condicionado: cada vez mais comum em residências, escritórios, e estabelecimentos em geral, é importante que o aparelho tenha manutenção periódica, o que implica na limpeza dos filtros de ar. Caso contrário, a poeira acumulada nos filtros pode disseminar problemas de saúde, inclusive alergias.
  • Evite sempre que possível, efetuar o manuseio de objetos com poeira.
  • Roupas sem uso durante muito tempo, podem acumular ácaros e fazer com que a alergia se manifeste. Portanto, lave-as antes de usar.
  • A roupa de cama (fronha, lençol) deve ser higienizada regularmente, se possível, com água quente e depois, exposta ao sol.
  • Ao invés de utilizar vassouras e espanadores, procure lançar mão de aspirador de pó e pano úmido.
  • Procure não coçar os olhos. Tal hábito é capaz de estimular as alergias, e ainda acarretar na deformação das córneas.
  • Mantenha o ambiente da casa ou imóvel em geral, sempre arejado, com circulação de ar, janelas abertas e com entrada de sol.
  • Muita atenção aos objetos. Bichos de pelúcia, carpetes, colchões, e até travesseiros, são muitas vezes os principais inimigos de nosso bem-estar, e nem sequer imaginamos. Eles acumulam poeiras e ácaros, construindo para a alergia respiratória e também ocular. Mantenha-os sempre limpos e higienizados, conforme a dica relacionada à roupa de cama em geral. No caso do colchão e do travesseiro, deixe-os no sol (não molhe), sempre que possível.