ESPIRRAR DE OLHOS ABERTOS: É POSSÍVEL?

Alergias
Alergias: conheça o inimigo e evite sustos
31 de outubro de 2017
Olheiras
Tudo o que você precisa saber para dar um fim nas olheiras!
16 de novembro de 2017

Quem nunca ouviu, mesmo quando criança, que se espirrássemos de olhos abertos, eles poderiam simplesmente saltar, saindo de órbita?

Mas, você alguma vez na vida, parou alguns instantes para refletir se de fato, conseguimos espirrar de olhos abertos? Seria este fechar de olhos, uma defesa para que eles não sejam lançados ao “espaço”?

Esta resposta pode não mudar a sua vida, porém, se trata de uma intrigante curiosidade, não é mesmo?

Afinal de contas, conseguimos espirrar de olhos abertos? Te contaremos a seguir, acompanhe!

Como ocorre o espirro?

Antes de respondermos a indagação que não quer calar, precisamos entender como ocorre o processo do espirro.

O que é o espirro? Pois bem, ele é definido como uma reação contrária do organismo em relação às impurezas e poluição, com o intuito de limpar as partículas de poeira que se instauram em nosso nariz, otimizando assim a filtragem de ar.

Ou seja, toda vez que alguma substância nociva como vírus, bactérias, ácaro, pó, dentre outras que podem atingir nosso organismo, atingem a região nasal, o cérebro é estimulado a mandar embora tais partículas. Isso se dá por meio do pulmão e músculos responsáveis pela respiração.

Você sabe o que é sistema nervoso parassimpático? Ele também pode ser o responsável pela série de atchins que por vezes, somos acometidos.

Algum cheiro, ou até mesmo determinado tipo de iluminação, desencadeiam uma ação involuntária por meio do sistema nervoso parassimpático, e assim, espirramos.

Trago verdades: sempre fechamos os olhos ao espirrar!

Fato é que se torna quase que impossível espirrar de olhos abertos. E o motivo é simples, rápido e direto: reflexo!

Isto mesmo! Pode reparar, mesmo que você não queira fechar os olhos, a força do espirro é tão violenta, que por puro reflexo, não conseguimos manter as pálpebras em riste.

Para termos ideia desta força, durante o ato de espirrar, todos os músculos faciais se contraem.

A única forma, de acordo com os cientistas e estudiosos, de se barrar um espirro, (e de acordo com nossas tentativas aqui na redação também), se dá por meio do clássico apertão no nariz.

Mas cuidado: a pressão do espirro é tão avassaladora, que este sopro que mais parece um vendaval, em alguns casos, pode até mesmo romper os tímpanos!

Dissemos vendaval, pois o sopro nasal chega até a impressionante marca de 150 quilômetros por hora! Portanto, ao segurar este “rojão”, tenha em mente que a pressão dentro do crânio se eleva, sendo possível sentir tontura ou ainda causar inflamações, devido à secreção que é desviada para o ouvido.

E você, já tentou espirrar de olhos abertos?

Photo credit: mil8 via Visual hunt / CC BY